Se você chegou até este artigo é porque já ouviu falar do SEMrush e está interessado em aprender como usar essa ferramenta, não é mesmo?! E, provavelmente, você também deve entender o básico de Marketing Digital e saber a importância de uma boa estratégia de SEO.
Mas como saber qual a melhor palavra-chave para o meu post? Devo escolher uma palavra-chave head tail com grande volume de buscas ou uma long tail com menor concorrência e, portanto, mais fácil de ranquear?
Por isso, o SEMrush pode ser seu grande aliado na hora de definir sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Pois trata-se de uma das ferramentas mais completas do mercado, com inúmeras funcionalidades e de fácil usabilidade.
Confira nosso tutorial sobre como usar o SEMrush!
O que é SEMrush?
SEMrush é uma ferramenta de inteligência de marketing e pesquisa competitiva, que utiliza dados analíticos da internet para entregar análises e relatórios sobre as buscas de usuários e posicionamento de palavras no Google, ou seja, sua colocação nos resultados de pesquisa.
Apesar de ser uma ferramenta paga, que se faz indispensável para quem quer chegar ao topo do Google, a plataforma possui uma versão gratuita. Porém, essa versão free é cheia de limitações. Como por exemplo, o número de pesquisas que na versão paga permite que faça mais de três mil pesquisas e relatórios por dia e na gratuita apenas 10.
E uma das coisas mais interessantes é que, além de fazer uma análise detalhada para pesquisa de palavras-chave, assim como a análise geral do seu site, o SEMrush também realiza a análise da concorrência. Por isso, é, sem dúvida alguma, uma das melhores ferramentas para quem quer trabalhar com SEO.
Como funciona o SEMrush?
Domínio
Como dissemos, o SEMrush é bem intuitivo e fácil de usar. O dashboard apresenta uma visão geral. Lá, você vai encontrar a barra de buscas, onde poderá inserir o domínio que quer monitorar a performance.
Atenção: Quando fizer a análise de domínio, não use https:// e www. O uso deles vai encaminhar para a página específica, e não para o domínio como um todo.
Vale lembrar ainda que a página pode ser a de seu negócio, mas também está permitido dar aquela stalkeada na de seus concorrentes. Para fazer esse artigo, utilizamos o domínio da Rock Content.
No menu lateral, no Painel de Ferramentas, você tem acesso às várias funcionalidades do SEMrush. Todas elas possuem relatórios completos e detalhados sobre elementos específicos do domínio pesquisado. No print acima, temos uma visão geral do domínio, que pode ser filtrado em: pesquisa orgânica, backlinks, pesquisa publicitária, análise de tráfego, etc. Nesta página, é possível encontrar:
- palavras-chave que geram mais tráfego para seu site;
- principais concorrentes orgânicos do domínio;
- ranqueamento de seus posts para palavras-chave específicas;
- relatórios de backlinks, ou seja, links que apontam para seu site;
- informações sobre as pesquisas pagas do domínio pesquisado.
São inúmeras funcionalidades! Além disso, como já mencionamos, o SEMrush também permite fazer uma análise referente à concorrência:
Palavras-chave
Depois de fazer uma análise sobre o domínio, é possível também analisar as palavras-chave de seu interesse. Com o SEMrush é possível analisar uma palavra-chave e ranqueamento, custo em AdWords, etc.
Para realizar a análise é muito fácil: escolha uma palavra-chave e digite no campo de busca. Utilizamos o exemplo do termo marketing digital. Será gerado um relatório como mostrado abaixo. Veja:
Além dessa visão geral da palavra-chave, também é possível compreender como as pessoas utilizam-na em uma busca:
Projetos
Quando você configura o seu site dentro da plataforma do SEMRush, é possível fazer a criação de um projeto. Com ele, você consegue ter acesso a alguns recursos até então não comentados aqui no nosso texto:
- Confere a saúde do seu site, através de um relatório.
- Repara erros relacionados ao SEO e palavras-chave do seu site, bem como links e páginas quebradas.
- compara o seu domínio e de seus concorrentes através da SERP.
O SEMrush é uma ferramenta que atende não só quem produz conteúdo (do nível inicial ao avançado), mas também à equipe que trabalha com performance. Com essa ajuda é possível obter dados mais detalhados em relação aos seus concorrentes, criar conteúdo focado na pesquisa do usuário e, além disso, utilizar o Adwords de uma maneira mais eficaz.
E aí, gostou do nosso tutorial de como usar o SEMrush? Qual ferramenta de Marketing de Conteúdo você usa em sua estratégia? Conte pra gente nos comentários!