Por que não adianta investir em marketing sem um bom atendimento?

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Se você deseja conseguir mais clientes ao investir em marketing, saiba que essa é uma ótima estratégia, mas não adianta fazer isso sem prestar atenção no atendimento da sua empresa.

Afinal, esse é o setor que faz a ponte entre o consumidor e a empresa, podendo trazer benefícios como a fidelidade da clientela por meio do bom atendimento.

Sem esse cuidado, o seu negócio corre o risco não apenas de perder clientes como também ficar com uma imagem manchada no mercado.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como o marketing auxilia na aquisição e retenção de clientes e por que ele precisa estar aliado ao atendimento de qualidade. Continue a leitura para saber mais!

Como o marketing pode ajudar a sua empresa?

O marketing, principalmente o digital, tem dominado as empresas que desejam ser reconhecidas no mercado e, com isso, obter maior quantidade de clientes fiéis e satisfeitos.

Para isso, existe uma série de estratégias que você pode adotar. Abaixo, elencamos algumas delas.

SEO

O Search Engine Optimization, conhecido como SEO, é uma estratégia de marketing de conteúdo, cujo objetivo é fazer com que a sua empresa apareça nos primeiros resultados da busca orgânica em plataformas como o Google.

Então, um usuário digita uma palavra-chave específica e, se você estiver bem ranqueado, o seu texto será um dos primeiros a aparecer.

Isso facilita que os usuários descubram a sua empresa e, assim, conheçam os seus produtos ou serviços. Se gostarem, realizam uma compra, o que é conhecido como conversão.

Anúncios

Em plataformas como Instagram, Facebook, YouTube e até mesmo o Google, você consegue veicular anúncios para que os usuários encontrem a sua empresa com maior facilidade.

Além disso, é possível fazer anúncios bem segmentados, focando em pessoas de determinada faixa etária, cidade, gênero, gostos e por aí vai. Desse modo, as chances desses usuários se converterem em clientes são bem maiores.

Feedback imediato

Uma das maiores vantagens do marketing digital é o rápido feedback que os clientes podem dar. Dessa forma, ao publicar um anúncio ou um artigo, por exemplo, você consegue conferir rapidamente a reação do público.

Se for positiva, continue com a estratégia. Já se for negativa, é necessário avaliar os pontos comentados pelos usuários, a fim de aprimorar o seu marketing.

Investir em marketing ignorando o bom atendimento é um erro.

Vamos supor que você tenha adotado ótimas estratégias de marketing, o tráfego no seu site só cresce e as vendas começaram a aumentar. Então, você deve parar por aí sem olhar as outras áreas da sua empresa?

Com certeza, a resposta é “não”. Você deve pensar na experiência do seu cliente e não só na compra, assim, será mais fácil fidelizá-lo.

Ou seja, o marketing te ajuda a trazer mais clientes para a sua empresa, mas, para fidelizá-los, é preciso oferecer um atendimento ao cliente de excelência.

A forma como eles foram tratados na sua empresa tem um papel necessário no processo de fidelização de clientes. E, clientes fiéis:

  • compram novamente;
  • fazem indicações espontâneas para familiares e amigos;
  • apresentam um feedback sincero;
  • costumam gastar mais na sua empresa.

Se você percebeu a importância do atendimento na sua empresa e deseja aprimorá-lo, confira a lista de dicas que selecionamos logo abaixo.

Conhecimento sobre o cliente

Fornecer um atendimento de qualidade deve andar ao lado de um conhecimento profundo sobre o cliente.

Para isso, você precisa entender as necessidades de cada um e ter uma equipe bem treinada para atendê-los.

Nesse processo, é necessário reunir uma base de dados sobre os seus consumidores, inclusive registrando cada detalhe dos chamados abertos para conseguir propor uma resolução eficaz.

Agilidade no suporte

Um dos fatores mais importantes durante um atendimento é a agilidade. Afinal, ninguém quer perder vários minutos (ou horas) para resolver um problema, certo?

Portanto, é necessário que os seus canais de atendimento tenham colaboradores suficientes a fim de atender a demanda. Não deixe os seus clientes esperando por muito tempo, pois as chances dele ficar insatisfeito se tornam bem maiores.

Uma boa opção é oferecer um atendimento on-line em tempo real para que os consumidores sejam rapidamente atendidos.

Personalização

Os clientes gostam de receber um tratamento humanizado por meio do atendimento, sentindo que o colaborador, de fato, preocupa-se com a sua situação.

Portanto, é importante que cada um seja tratado de forma personalizada e única. Lembre-se que a automação, como o atendimento feito por robôs, é bem eficaz nas empresas, mas, se utilizada em excesso, pode afetar o relacionamento entre consumidor e organização.

Então, entenda que alguns casos podem ser resolvidos facilmente com estratégias como o chatbot (robôs de autoatendimento), mas saiba identificar o momento em que um colaborador precisa entrar em cena.

Pós-venda

Um dos maiores erros de algumas empresas é focar na venda e esquecer do cliente após a finalização da compra.

Para construir uma relação duradoura com o cliente, você não pode esquecer dele (e nem ele de você!), então, investir no pós-venda é fundamental.

Nesse sentido, você pode enviar pesquisas de satisfação para identificar o que o usuário achou do processo de compra e do seu produto ou serviço.

Além disso, enviar e-mails marketing para alimentar o conhecimento do cliente em relação a assuntos que possam interessá-lo pode ser uma boa opção.

Caso o atendimento seja focado apenas na venda, torna-se bem mais fácil que o consumidor acabe migrando para um concorrente.

Dados operacionais

Uma política de atendimentos realmente eficiente não existe sem dados operacionais, pois são eles que vão direcionar as suas ações.

Desse modo, é necessário analisar as reclamações, solicitações, devoluções e, assim, identificar onde os problemas estão.

Dessa forma, você pode descobrir se o produto ou serviço apresentou uma falha rara ou ele não consegue satisfazer as necessidades dos clientes. Com isso, é possível se preparar para eventuais mudanças.

Ao consultar os dados, se você notar indicadores ruins, isso significa que o atendimento da sua empresa não está apresentando a eficácia necessária e chegou a hora de aderir a novas estratégias.

Portanto, como você pôde notar, investir em marketing sem priorizar o bom atendimento não faz sentido pode te fazer “jogar dinheiro fora”, pois os resultados obtidos não serão duradouros.

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