Ter um site continua sendo fundamental para uma boa estratégia de comunicação, mas apenas criar a página não é suficiente e, por isso, vamos explicar por que manter o site da sua empresa atualizado é tão importante.
O site é um canal de contato muito importante entre o negócio e seus clientes. Além de conferir credibilidade à marca, a página oficial da empresa é um espaço importante para esclarecer dúvidas e gerar confiabilidade.
A seguir entenda por que deixar o site atualizado é essencial para a empresa e como fazer isso.
O que significa manter um site atualizado?
Manter o site da sua empresa atualizado é mais do que criar uma página com informação do negócio. É importante que você:
- Atualize as informações da empresa sempre que houver mudanças, como endereço ou telefone;
- Tenha um layout bonito e se preocupe com a experiência do usuário;
- Acompanhe as tendências de comunicação digital;
- Publique conteúdos regularmente, seguindo um calendário de publicações.
Para que sua presença digital dê resultados mais efetivos, a conexão com a internet deve ser de qualidade. Por isso, sempre pesquise e compare pacotes de banda larga e escolha um bom plano para o seu negócio.
7 razões para manter o site da sua empresa atualizado
Em meio à rotina de um negócio e a busca para alcançar as metas comerciais, o site pode acabar ficando em segundo plano, especialmente se não há um setor específico para cuidar dessa área.
No entanto, com os motivos elencados abaixo, você vai entender por que manter o site da sua empresa atualizado, isso é importante para melhorar seus resultados e a experiência do consumidor com sua marca.
1. Você atrai mais visitantes para seu site
Ter um site atualizado regularmente atrai mais visitantes. Isso porque as pessoas já sabem que vão encontrar novas informações na sua página e se sentem motivados a acessar o conteúdo.
Lembre-se que a atualização deve ser feita com uma frequência regular e que o conteúdo deve ser interessante para o usuário – e não apenas uma propaganda sobre produtos e serviços.
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2. A taxa de indexação do site fica melhor
Ser ranqueado na primeira página de resultados do Google é um trabalho de médio e longo prazo, que exige uma série de ações conjuntas para funcionar.
Ter um site atualizado é justamente uma dessas técnicas. A atualização de conteúdos melhora a indexação do site, já que o Google entende que sua página pode ter informações relevantes para o usuário.
Os resultados orgânicos vão melhorar e seu site, sendo encontrado mais facilmente pelo público.
3. Sua empresa se torna mais competitiva no mercado de atuação
Se seu site está bem indexado nos resultados do Google e os usuário consideram seu conteúdo relevante, consequentemente sua marca fica mais competitiva.
Na hora de escolher onde comprar um produto ou serviço, o consumidor certamente vai considerar a sua empresa.
Além disso, um site que proporciona boa navegação prende a atenção do usuário por mais tempo, evitando que ele corra para acessar a página do seu concorrente.
4. A taxa de rejeição é menor
Continuando a explicação do tópico anterior, é importante falar sobre a taxa de rejeição – uma métrica que analisa o volume de sessões únicas no seu site, ou seja, quando a pessoa acessa só uma página e sai do site.
Uma taxa boa ou ruim depende da estratégia de cada negócio, mas vale ressaltar que um site interessante e atualizado tem taxas de rejeição menores. E isso significa uma relevância maior para o consumidor.
5. Você valoriza sua marca
As plataformas de comunicação funcionam como uma espécie de cartão de visita da marca. Se você acessa um site ruim, com navegação difícil, que possui informações equivocadas e layout feio, certamente terá desconfiança sobre a qualidade da empresa, correto?
E esse é um dos motivos por que manter o site da sua empresa atualizado: fortalecer a imagem da sua marca e ganhar mais força com o consumidor.
6. Sua empresa ganha autoridade e se torna referência
Produzir conteúdo relevante para seu público e atualizar o site com boas informações confere autoridade à empresa, já que demonstra que sua marca possui conhecimento diferenciado sobre determinado assunto.
Ao comparar empresas diferentes antes de fazer uma contratação ou compra, o consumidor tende a escolher aquela que compreende melhor a sua necessidade. Isso funciona como um processo de construção de conhecimento, que ajuda o cliente a tomar a melhor decisão.
7. Atração de novos clientes e fidelização dos antigos
Como já foi dito antes, um site de qualidade transmite mais credibilidade, o que acaba por atrair novos clientes interessados no seu produto ou serviço.
É mais seguro fazer uma compra com quem fala de seus serviços com confiança, informações de qualidade e relevância, ou seja, com uma marca que já se tornou referência na área.
Além dos novos clientes, o consumidor que já fechou algum negócio também se sente mais seguro a manter essa relação, seja para fazer novas compras ou mesmo indicar outros clientes.
Como manter o site da empresa atualizado?
Agora que você já sabe por que manter o site da sua empresa atualizado é tão importante, vamos indicar alguns caminhos para fazer isso de forma mais efetiva.
· O site precisa de um design que encante
O site é uma das ferramentas de apresentação da sua marca, logo o design deve ser levado a sério. O layout deve ser bonito, facilitar a navegação do usuário e transmitir confiança.
Se sua empresa não tiver um profissional próprio para isso, contrate alguem ou uma empresa epecializada para fazer um site com qualidade e que garanta uma boa presença no universo digital.
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· Experiência do usuário é a regra de ouro
Além de um bom layout, seu site deve prezar pela boa experiência de navegação do usuário. As abas devem ser claras, os botões simples de usar e toda a utilização intuitiva, o site não pode ser pesado, deve corresponder com rapidez. Se a navegação for complexa, o usuário desiste e vai para outro site.
· Informações de contato sempre atualizadas e de fácil acesso
Quando um usuário acessa seu site, ele quer saber mais sobre sua empresa. Por isso, é muito relevante deixar seu endereço, e-mail, telefone e outras formas de contato em um espaço com boa visibilidade e fácil de acessar.
Já imaginou um possível cliente ligar para um número que não existe mais ou nunca ter resposta de um e-mail? Provavelmente, ele não vai tentar contato novamente. Deixe essas informações claras e dê retorno no tempo adequado.
· Conteúdo relevante para o usuário
Atualizar o site com informação relevante também atrai clientes e melhora a experiência com a marca. Pense sempre em conteúdos educacionais, informativos e explicativos, que ajudem a sanar alguma dor do seu cliente em potencial.
· Estratégio de SEO
O SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas) – é um conjunto de técnicas para ajudar o site a ranquear melhor nos resultados do Google.O SEO é visto no título e estruturação das páginas, nas imagens, na escaneabilidade do texto e em vários outros elementos, sempre com base em muitos estudos e testes. O que demanda suporte profissional para essa aplicação.