O Que é Site Responsivo?

Share on whatsapp
Share on facebook

O que é site responsivo? Conheça 5 Benefícios em Apostar neles

 

Você quer saber o que é site responsivo, correto? Então, entenda… Com o marketing digital avançando cada vez mais e conquistando muitos adeptos, investir em um site responsivo passou a ser uma obrigatoriedade para qualquer empresa que queira ter um bom posicionamento nas pesquisas do Google.

E é justamente aí que entram os sites responsivos.

Mas você sabe o que são os sites responsivos? Quais as suas particularidades e o quê os fazem obrigatórios para o crescimento do marketing digital de qualquer empresa?

Fique tranquilo. A Oblige preparou um artigo completo para você, pronto para lhe tirar estas e todas as suas outras dúvidas. Confira:

 

Site responsivo: o que é

O site responsivo nada mais é do que um site que consegue se adaptar à tela de todos os dispositivos possíveis, como:

  • Desktop (Computador)
  • Celular
  • Tablet

Além de serem adaptáveis, eles fazem com que o leitor se sinta mais confortável ao acessar o conteúdo do site.

Quantas vezes você entrou em um site no celular e teve que usar a “lupa” para conseguir ler o conteúdo escrito? Pois é.

Hoje em dia nós temos diversas opções de pesquisa. Não precisamos nos prender a determinadas fontes, nosso senso de urgência aumentou.

Muitas pessoas nem lêem o conteúdo, pois automaticamente consideram que o site não foi útil durante sua pesquisa. E é justamente aí que mora o problema.

Para você ter um bom ranqueamento no Google, o seu site precisa que o leitor fique o maior tempo possível consumindo o seu conteúdo. Quanto menor for este tempo, pior será o seu raqueamento.

 

Smartphones estão dominando o mundo!

Segundo um estudo recente do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, os smartphones são responsáveis por mais de 63% dos aparelhos utilizados para efetuar pesquisas diárias no Google.

Sua praticidade e comodidade fizeram com que eles dominassem a preferência do usuário moderno e conquistassem cada vez mais espaço nesta era digital.

Sabendo destes fatos, você não vai querer que o seu site fique fora do alcance da maioria dos seus clientes, certo?

5 Benefícios para Investir em Sites Responsivos

Conheça os 5 benefícios que todo o empresário deveria saber para investir em sites responsivos e melhorar seu ranqueamento no Google.

 

Aumenta seu alcance para o público de tablets e dispositivos móveis

O uso crescente da Internet e a proliferação de aplicativos da Web em tablets e dispositivos móveis têm sido a força motriz por trás desse desenvolvimento.

Tradicionalmente, os usuários seriam redirecionados para um site específico do dispositivo (por exemplo, celular), mas o design responsivo significa que um site pode ser implementado em vários dispositivos.

 

Aumenta as taxas de vendas e conversão

Outro benefício do design responsivo é que o usuário tem uma experiência de site aprimorada, pois não há necessidade de redirecionamento, o uso de CSS (Style Sheets) padronizados em dispositivos e a abordagem de design unificado também criam uma aparência consistente.

A experiência consistente do usuário terá um impacto positivo nas suas taxas de conversão, pois as pessoas estão familiarizadas com a navegação e o uso do site ou do sistema em vários dispositivos.

O design responsivo remove algumas das barreiras que vários sites podem apresentar, ou seja, funcionalidade, desempenho e aparência consistente.

 

Facilita suas análises e relatórios

Um único site responsivo significa que você não precisa mais rastrear jornadas de usuários, caminhos de conversão, funis e redirecionamentos entre seus sites.

As ferramentas de análise do site, como o Google Analytics, agora estão otimizadas para lidar com vários dispositivos e relatórios responsivos. Todo o seu rastreamento e análises continuarão a funcionar e serão condensados ​​em um único relatório, permitindo fácil monitoramento e análise.

 

Aumenta sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa

Design responsivo significa que você pode gerenciar um site com um único conjunto de links de hipertexto; reduzindo, portanto, o tempo gasto na manutenção do seu site.

Isso permite que você se concentre no alcance do link com uma estratégia consolidada de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa).

As campanhas de SEO podem ser demoradas e caras, mas ao criar um site responsivo, todos os seus esforços podem ser focados em um único site, com estratégias e táticas unificadas em vários dispositivos.

O conteúdo é vital em SEO, conteúdo de boa qualidade que é lançado regularmente melhora o posicionamento do seu mecanismo de busca.

Portanto uma vantagem adicional do design responsivo é que menos recursos podem ser desperdiçados em duplicação de conteúdo de baixo nível em sites, o conteúdo precisa ser apenas aplicado a um único site, aumentando suas chances ou uma classificação mais alta no mecanismo de pesquisa.

Além disso, o Google sugere que os sites responsivos otimizados para celular estão se destacando nos resultados de pesquisa localizados.

Isso é obviamente de grande importância para os varejistas de rua e on-line, entre outros casos de uso móvel em expansão.

 

Economiza tempo e custo no desenvolvimento de dispositivos móveis

Um benefício principal da adoção de um design responsivo é que ele leva menos tempo do que a criação de um site móvel autônomo adicional, que tem sido a abordagem tradicional.

O teste em vários sites também aumenta sua sobrecarga de desenvolvimento, suporte e manutenção. Como os estilos são reutilizados e otimizados pelo dispositivo, metodologias de testes padronizadas também podem ser usadas.

 

Economiza tempo e custo no gerenciamento do site

Os clientes também acharão muito mais fácil e menos demorado gerenciar e manter um único site, com muito menos conteúdo para gerenciar.

Além disso, uma única interface administrativa pode ser facilmente otimizada, usando ferramentas de layout e fluxo de trabalho para gerenciar o conteúdo correto ou modelos de site que estão sendo usados ​​para diferentes dispositivos.

 

Conclusão

 

Agora você já sabe o que é um site responsivo e quais os inúmeros benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

Além de ser mais barato, ágil e visualmente mais elaborado, o site responsivo faz com que você melhore seu ranqueamento nos mecanismos de busca do Google.

Deixe que os profissionais da Oblige alavanquem sua empresa no marketing digital. Nós temos os profissionais mais qualificados e especializados na área, prontos para lhe trazer a melhor solução.

A Oblige agradece a sua visita! Até a próxima!

Pin It on Pinterest

Share This