Tudo acontece online: aprender, comprar, vender e conversar. Se você fornece algum serviço ou possui um comércio, já deve estar inserido nesse “novo mundo”. Ou, então, justamente procurando uma forma de se inserir nele. Entretanto, ao procurar dicas de como colocar sua empresa na internet e criar um site, deve ter se deparado várias vezes com o termo “SEO”, não é mesmo? Mas o que é SEO afinal?
Indo direto ao ponto, SEO é a otimização de motores de busca, ou seja, é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego do seu site por meio de resultados e mecanismos de busca orgânicos.
Pareceu complicado demais? Calma, nós vamos explicar. Continue lendo esse post!
Como o SEO funciona?
Cada vez que você pesquisa alguma coisa no Google, Yahoo!, Bing ou qualquer outro mecanismo de pesquisa, essa ferramenta responde magicamente com uma longa lista de links para páginas da web, que potencialmente podem responder a sua pergunta, certo?! Mas você já parou para considerar o que está por trás dessas listas mágicas de links?
O Google (ou qualquer mecanismo de pesquisa que você esteja usando) possui um rastreador que sai e reúne informações sobre todo o conteúdo que pode encontrar na Internet. Os rastreadores criam um índice. Esse índice é então alimentado por meio de um algoritmo que tenta corresponder todos esses dados a sua consulta.
Para ser bem ranqueado e ser uma das primeiras opções como resposta, deve-se levar em conta três fatores: a otimização do conteúdo dentro do site, o mecanismo utilizado para busca e o usuário, que é a pessoa que faz a pesquisa.
Além de te ajudar a alcançar o topo do Google, o SEO também é um dos principais pilares do Inbound Marketing.
Apesar de não existir uma fórmula mágica, existem algumas boas práticas de SEO que fazem toda a diferença. É importante manter o site atualizado e ter um conteúdo relevante. Mas um dos principais fatores para entender o que é SEO é, definitivamente, a palavra-chave.
SEO na prática: palavra-chave
A palavra-chave no SEO é a responsável por atrair e capturar a atenção do leitor. Por exemplo, se você possui um consultório especialista em rinoplastia e quer promover seu serviço e site, você deve responder o que as pessoas buscam quando estão interessadas em rinoplastia: rinoplastia é caro?, rinoplastia preço, rinoplastia cuidados, rinoplastia antes e depois, etc.
Quando você escolhe a palavra-chave do seu texto, ela deve estar inserida no título, subtítulo, dentro do texto, na descrição da imagem, em links internos (que levam para outras páginas do seu próprio site), etc. Essas práticas são chamadas de SEO on page, justamente por serem dentro da própria página.
Confira alguns outros elementos para alcançar o topo do Google:
- Use a palavra-chave no título e na descrição (title e meta description)
- Tenha uma url amigável
- Estruture o texto com Headings ou cabeçalhos (H1, H2, H3, H4…)
- Prefira parágrafos curtos
- Faça bullet points (como esse)
- Utilize termos em negrito
- Também use itálico
- Tenha links relevantes para páginas internas e externas
- Adicione boas imagens e insira o texto alternativo (alt text)
- Se possível, coloque vídeos também
Mas lembre-se: ter um conteúdo original e relevante é o principal fator para conseguir alcançar o topo do Google.
Dica importante: tenha links de sites relevantes direcionando para sua página
Além dos fatores de SEO dentro da página, que dependem exclusivamente de você, existem fatores de SEO fora da página. São os chamados SEO off page. Um desses fatores é a quantidade de links de outros sites relevantes que direcionam para sua página. Essa prática é conhecida como link building. Pode ser bastante difícil de influenciar e controlar esses fatores de SEO fora da página. Mas o mais importante é o número e a qualidade dos links que apontam para o seu site.
Quanto mais sites relevantes e de qualidade vinculados ao seu site, mais alta será sua posição no ranqueamento do Google. Uma dica de ouro neste momento é fazer parcerias e trocas de posts com sites que contemplem seu negócio. Chamamos essa prática de guest post, que nada mais são do que posts escritos por terceiros, por autores convidados.
Existem muitos outros fatores que influenciam para que seu conteúdo apareça nas primeiras posições do Google. Além dos já citados, também tem o tempo de permanência do usuário na página, a velocidade de carregamento da página, se o site é responsivo para visualização no celular, entre outros. Tudo isso interfere. Aliás, a Backlinko fez uma lista com 200 fatores de ranqueamento para 2020 que vale muito a pena conhecer!
Também existem algumas ferramentas que podem te ajudar na otimização de seu site. Como, por exemplo, a ferramenta gratuita de Neil Patel, o Ubersuggest, e o Ahrefs, que é paga. Também há diversos cursos de SEO que você pode fazer para aprender mais e se aprofundar no assunto.
Como uma agência ajuda no SEO do seu negócio
Agora que você já sabe o que é SEO e quão indispensável ele é para colocar o seu site no topo das buscas, que tal colocar nossas dicas na prática? Caso precise de ajuda, pode contar conosco.
Nós identificamos quais são as palavras-chave do seu setor, criamos de uma maneira estratégica links internos e produzimos conteúdos de qualidade. A Oblige trabalha focada em SEO para capturar a atenção do leitor e aumentar o ranking do seu site no Google. Além disso, também prestamos consultoria personalizada de SEO de acordo com as necessidades do cliente . E aí, vamos conversar?