Quando pensamos em marketing, nos lembramos de outdoor, propaganda na televisão e posts patrocinados nas redes sociais: tudo aquilo que surge – do nada – para as pessoas. Agora, pensa em uma estratégia de marketing que atraia o interesse espontâneo de um potencial cliente (lead) sem interromper a atenção deles. Imaginou? Isso é o que chamamos de Inbound Marketing.
Continue a leitura e descubra o que é Inbound Marketing e como ele pode fazer a diferença no teu negócio!
Afinal, o que é Inbound Marketing?
Uma estratégia Inbound Marketing, nada mais é do que meios, formatos e maneiras de conquistar a permissão de alguém para que você divulgue o seu serviço. Em outras palavras, o Inbound é uma estratégia dentro do marketing digital que visa atrair um público com mais chance de fechar um negócio.
O conceito de Inbound Marketing apareceu pela primeira vez em 2006, criado pela empresa americana Hubspot, por Brian Halligan.
Entenda como essa estratégia se afasta do conceito tradicional da publicidade e possibilite uma relação saudável e duradoura com o seu público-alvo através de Marketing de Conteúdo, utilizado para atrair, “educar” e encantar leads. Vem com a gente!
Como funciona o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing funciona por etapas: o funil de vendas e a jornada de compras. No Inbound, as estratégias são focadas em atingir o público ideal, ou seja, aquele que, realmente, tem interesse pelos seus produtos ou serviços.
Para que você entenda melhor, vamos explicar como funciona um funil de vendas, ou seja, o passo a passo que um visitante dá até tornar-se um lead e após, um cliente. Veja:
- Topo:
Como num funil, quem está no topo ainda está, de modo geral, perdido quanto ao que ele precisa. Esta é a fase do aprendizado e descoberta. A pessoa aqui ainda é um visitante. É neste momento que utilizamos a primeira estratégia do Inbound Marketing: a atração.
- Meio :
No meio, o visitante já sabe o que ele precisa e começa a considerar algumas soluções e cria a intenção de fazer uma compra. Nesta etapa do processo, se ainda no topo, o visitante se interessou pelo seu conteúdo, ele se torna um lead.
- Fundo :
Aqui é a hora de pescar o peixe. O lead finalmente percebeu o que ele precisa, mas vai avaliar entre as opções para tomar uma decisão. Ele é uma oportunidade da sua empresa fechar uma venda e, tornar essa oportunidade, um cliente.
Este é o caminho para conquistar um visitante que fez uma pesquisa x no Google e caiu no seu site como potencial consumidor. Veja no próximo tópico como a sua empresa deve prosseguir em cada uma das etapas.
Estratégias de Inbound Marketing
Agora que já entendemos qual é o caminho a ser percorrido pelo nosso futuro cliente, precisamos compreender como o marketing da empresa deve agir em cada etapa do processo do lead. Afinal, não podemos meter os pés pelas mãos, certo?
O princípio do Inbound Marketing é educar e se relacionar com o lead. É como se fosse uma relação amorosa: vai acontecendo aos poucos. Saiba como:
Atraindo o cliente no Inbound Marketing
Para pescar aquele peixe que está perdido no grande mar chamado internet você deve investir em algumas estratégias e mostrar diferencial. Nesta etapa o que conta é o marketing de conteúdo, uma das principais ferramentas do inbound e que está presente em todas as etapas do funil de vendas. Trace sua persona e crie conteúdo de valor no site, blog e redes sociais da sua empresa. Ah, não esqueça, aqui o SEO é muito importante.
Torne um estranho em lead
O visitante já encontrou e leu seu material, mas nosso objetivo ainda não foi alcançado, pois queremos manter uma relação. Pense que já tivemos um primeiro encontro, mas precisamos pegar o telefone, e-mail e o contato dessa pessoa para que continuemos o processo e possamos estreitar esse relacionamento. Este é o momento da conversão e, para que ela aconteça precisamos que o Lead nos dê algumas informações através de Landing Pages, Formulários e botões de ações (CTA). Geralmente, as pessoas acabam realizando a troca desses dados por conteúdos inéditos, portanto, mão na massa é hora de criar infográficos, listas e e-books.
Precisamos fechar a venda
Após o visitante virar um lead, ele vai para uma plataforma da sua escolha para que a relação continue. Aqui você personaliza o seu atendimento, falando direcionadamente com o possível cliente. Através da automação de marketing isso é feito por e-mail e newsletter. Você cria trilhas de conteúdos voltadas ao perfil do lead. O objetivo final é que ele diga “estou pronto para falar com o comercial”.
Não esqueça de manter um relacionamento
Infelizmente, muitas empresas acabam esquecendo do cliente depois de uma compra. Só pensam na atração e esquecem que um bom relacionamento é a alma do negócio. Esse é outro fator importante do Inbound. Nesta etapa precisamos entender que o sucesso do cliente é o sucesso da sua empresa também. Ofereça serviços de pós-venda, tenha um relacionamento ativo e ofereça conteúdos específicos. Seja leal ao seu cliente para que ele continue comprando de você.