Que conhecer os 4 passos do marketing de sucesso que ainda não tratamos? Leia agora a parte 2 de nossa lista dos 7 passos do marketing digital de sucesso!
Em nosso primeiro artigo sobre os passos do marketing digital bem-sucedido (que você pode conferir clicando aqui), falamos de alguns elementos fundamentais para o marketing digital de sucesso.
Tratamos de forma clara e objetiva a necessidade de elaborar uma boa estratégia de conteúdo; explicamos a importância da otimização de SEO para seus resultados; e falamos também do chamado Inbound Marketing, que acreditamos ser uma das tendências do marketing digital de sucesso.
Agora iremos tratar dos outros 4 passos do marketing de sucesso. Visamos garantir que você esteja atualizado e antenado nas novidades.
E, para aqueles que estão nos acompanhando nessa jornada, preparamos uma pequena surpresa no final (só não vale pular até o fim do artigo, hein?).
Confira agora nossos quatro passos restantes e aprenda os 7 passos do marketing digital bem-sucedido!
7 Passos do marketing digital de sucesso – Parte 2
Na primeira parte de nosso artigo, falamos um pouquinho das estratégias de conteúdo; da importância e da funcionalidade da otimização de SEO e seu impacto nos resultados; tratamos também do chamado marketing de conteúdo ou inbound marketing, uma das tendências mais fortes da atualidade.
Agora que você está mais atento para as técnicas e segredos desse mercado, vamos falar de conhecimentos mais avançados: landing pages de sucesso; arquitetura intuitiva de websites de sucesso; desenvolvimento do planejamento para redes sociais; e por último, mas não menos importante, as possibilidades de uso do Google Analytics para seu projeto.
E, para os leitores fiéis, temos também um presente especial logo no fim do artigo. Confira agora!
4 – Importância de Landing Pages – Uma das fórmulas do sucesso
Apesar dos serviços de otimização serem mais famosos para o conteúdo, é importante que seu site esteja otimizado como um todo. Uma das maneiras mais práticas e elegantes de fazer com que seu usuário encontre exatamente aquilo que você quer oferecer está no uso das Landing Pages.
Esse tipo de página, bastante utilizada atualmente na comercialização de webprodutos, é uma maneira eficiente de direcionar o acesso.
Se você deseja fazer com que seu produto, seja ele e-book; webnário; curso online; produto físico; cereal para gatos; ou quaisquer outros produtos ou serviços que você deseja dar destaque tenham a atenção direta do visitante, a Landing Page é a melhor opção.
Além de permitir uma página direta e objetiva, com conteúdo visualmente atraente, a Landing Page também é uma ótima opção para dispor depoimentos de clientes; videos ou imagens de seu produto ou serviço; botões sociais ou de subscrição; caixas de captura de e-mail; e mesmo chamadas-para-ação de grande eficácia.
Trataremos deste recurso em detalhes em um artigo futuro, mas é interessante ter em mente que elas são uma das melhores ferramentas para o marketing digital de sucesso.
5 – Arquitetura intuitiva e sites de sucesso
Uma das maiores tentações de um webdesigner ou de um cliente iniciante é encher o site de funções e ferramentas. No entanto, muitas vezes isso só fará com que seu site fique pesado, pouco intuitivo e mesmo perca a atenção e os acessos de seus visitantes, já que ele se sentirá deslocado e perdido em meio a tantas funções, botões e menus.
Em tempos de marketing digital de sucesso, é fundamental ter em mente a usabilidade de seu website. Isso não significa que seu site deva ser simplista ou deixar de lado recursos importantes; pelo contrário, muitos sites de sucesso oferecem ferramentas incríveis, mas apenas quando seus usuários realmente precisam delas.
Um dos exemplos mais clássicos de arquitetura visual intuitiva para website é a página inicial do Google. Ao digitar “www.google.com.br”, você será recebido por uma simples caixa de texto onde poderá pesquisar tudo que quiser. No entanto, o serviço de buscas do Google é um dos mais completos e cheios de funções. Como eles conseguem?
Simples. A interface inicial é pensada para receber o visitante e direcioná-lo para os resultados de sua busca; no entanto, caso o usuário necessite de outros recursos, eles estão ao alcance de um clique (ou de um toque, se levarmos em consideração o mercado mobile).
6 – Desenvolva seu plano de mídias sociais
Uma das ferramentas mais úteis para o desenvolvimento do marketing digital de sucesso, as redes sociais são uma ótima opção de presença digital. Apesar de algumas empresas ainda acreditarem que bastam algumas postagens em redes sociais variadas e nada mais, desenvolver uma estratégia eficiente para as redes sociais é fundamental.
Estar presente nas redes sociais é muito importante para desenvolver presença digital; fundamental para construir o nome social e reconhecimento de sua marca; imprescindível para garantir que você receba feedback de qualidade e possa dialogar com seu público de maneira direta.
Se você está promovendo um produto ou serviço, por exemplo, pode ser interessante responder dúvidas de seus clientes em potencial; prestadores de serviços também devem estar dispostos a atender solicitações e ouvir críticas nas redes sociais.
Outra questão que diferencia o marketing digital de sucesso é saber responder reclamações com seriedade e respeito. As redes sociais tornaram o contato entre a empresa e o cliente muito mais direto e rápido. Isso faz com que seja essencial que você responda as reclamações que surgirem e saiba aprender com todo feedback social, mesmo que negativo.
Afinal de contas, quando seu cliente reclama de você nas redes sociais, ele leva embora outros clientes. Não dê bobeira!
7 – Usando o Google Analytics a favor de seu projeto
Até aqui demos seis dicas importantes para potencializar seus resultados online com o marketing digital de sucesso. No entanto, todos os esforços online não terão efeito nenhum se você não conseguir medir e avaliar os seus resultados, não é mesmo?
Você irá precisar de uma ferramenta que permita avaliar o que funciona e o que precisa de ajustes; entender quais foram as estratégias que deram certo e quais você não deve mais adotar; e também para analisar se seus objetivos foram atingidos por seu projeto de marketing digital.
Para permitir que você acompanhe tudo que acontece em seu site, o Google (sim, ele de novo), oferece uma ótima ferramenta para acompanhar os resultados de seu site e avaliar o que precisa ser mudado e o que pode ser utilizado outra vez.
Além de oferecer diversas ferramentas de acompanhamento, o Google Analytics permite que você tenha todas as informações e resultados de seu projeto online em um só lugar. E o melhor de tudo: de graça.
Falaremos dos usos e ferramentas do Google Analytics em um artigo posterior e que irá complementar os 7 passos do marketing digital de sucesso.
Essas foram nossos sete passos para o marketing digital de sucesso. Não deixe de conferir o primeiro artigo dessa série e de deixar seu comentário!
Até mais!
Grande abraço!
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Ei, você já pode ir embora!
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