A arquitetura está diretamente ligada à estética e isto faz aumentar ainda mais a responsabilidade das empresas do setor quanto à sua identidade visual. Desenvolver o logotipo e os demais elementos com a mesma concisão, precisão estética e técnica que os próprios projetos de arquitetura desenvolvidos na empresa torna-se, praticamente, uma obrigação para os empresários do ramo.
As marcas têm sido vistas, hoje em dia, como pessoas. Assim como cada um de nós tem características próprias que nos diferencia dos demais, nos aproxima e também nos afasta de quem queremos atingir. A marca da sua empresa deveria seguir esse mesmo princípio: Ter identidade e estar em sintonia com o seu cliente. Para isto os recursos do design são fundamentais. O uso de desenhos e símbolos de domínio comum, como quadrados, círculos, estrelas, normalmente, não te diferenciam das demais e também utilizá-los apenas por achar “bonito” não traz garantias de sucesso!
O autoconhecimento é a chave para criar uma identidade visual de sucesso para uma empresa de arquitetura. O arquiteto deve ter claro quais são seus diferenciais ante os concorrentes e como ele quer se apresentar ao mercado, para que então isto seja traduzido na sua marca.
Para construir uma imagem mais adequada do seu negócio, deve-se saber, também, quem é o seu público-alvo e o que ele quer. E conhecer bem o cliente significa saber quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que ele almeja. Definir sua classe social, A, B ou C é algo muitíssimo vago. É preciso ir mais fundo, saber se gostam de ir à praia, viajar, saber seus gostos estéticos e musicais, todas as informações contribuem para direcionar bem a sua comunicação visual.
É indispensável que se saiba como os concorrentes se comunicam. Qual a sua personalidade e como utilizam sua identidade visual para explorar seus diferenciais, só assim é possível entender no que pode-se superá-los.
Sua empresa precisa de personalidade e seu logo deve refletir isso. Você quer vender uma imagem forte ou delicada? Feminina ou masculina? Clássica ou moderna? Estes são atributos que farão com que o público se identifique (ou não) com o seu negócio. Para um escritório especializado em arquitetura neoclássica, por exemplo, uma tipografia mais séria, via de regra, identifica melhor seu ramo de atuação.
Para finalizar, fuja dos modismos. Observar as tendências é importante, mas deve-se evitar adequar seu logo apenas de acordo com a onda do momento. Quem adere a moda, corre o risco de ficar com uma identidade visual parada no tempo, pois as tendências mudam muito rápido. Adequar-se novamente à uma nova tendência, acarretará mais custos em um curtíssimo espaço de tempo.
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A Oblige certamente poderá lhe ajudar a construir uma identidade visual que, não apenas seja adequada para seu escritório de arquitetura, mas que certamente irá destacá-lo ante os concorrentes e conectá-lo com o seu público-alvo, potencializando maximamente a lucratividade e aumentando a percepção de sua marca no mercado atuante. Trabalhamos com métodos de pesquisa e design consagrados, que garantem máxima eficiência e sucesso aos projetos que desenvolvemos. Confira nosso portfolio, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e esteja pronto para desenvolver um grande trabalho.