Como seria o seu negócio com 1.900% mais tráfego de pesquisa orgânica?
Nesta publicação, vamos mostrar como aumentamos o tráfego de pesquisa orgânica de um cliente da Oblige – Agência de Marketing Digital.
Breve Contexto
Lhe daremos o máximo de detalhes possível neste estudo de caso.
Alguns fatos rápidos sobre o cliente:
- O cliente contratou a Oblige para conseguir novos clientes com a internet;
- Cliente já possuía conteúdo, mas não conseguia ranquear;
- Já tinha um site ativo e atualizava o Blog;
- Não fez nenhum trabalho de SEO no passado.
Nossa estratégia de SEO
A Oblige usa três estratégias diferentes:
1.Estratégia dirigida por conteúdo
Esta é a nossa estratégia preferida, mas requer recursos, tempo e esforço significativos. A estratégia de conteúdo é simples:
- Criar conteúdo que atraia backlinks;
- Promover o conteúdo para que ele realmente receba backlinks.
O objetivo desta estratégia é aumentar a autoridade do site do cliente. Quanto maior a autoridade do site, mais fácil será classificar por palavras-chave.
2.Estratégia dirigida por não-conteúdo
Esta estratégia é exatamente como parece: não criamos e não promovemos conteúdo, em vez disso, otimizamos uma página ou muitas páginas para palavras-chave de destino. Esta abordagem é melhor para sites que já possuem conteúdo relevante, mas não sabem como formatar para agradar o Google.
Para este cliente, usamos essa estratégia.
Aqui estão as táticas envolvidas:
- Encontramos idéias de palavras-chave, analisamos os concorrentes e pedimos ao cliente que as aprove;
- Otimizamos páginas-alvo para as palavras-chave definidas;
- Fizemos uma auditoria de SEO para identificar todos os problemas técnicos e problemas de backlink fora do site;
- Corrigimos todos os problemas OnPage encontrados;
- Adquirimos backlinks relevantes até que o cliente classifique;
3.Conteúdo de Suporte
O conteúdo de suporte não tem como objetivo ranquear por si só. O objetivo dele é aumentar a relevância dos outros conteúdos já existentes e tornar mais claro para o Google, sobre o que se trata cada conteúdo. Este é um fator de posicionamento muito relevante.
Pesquisa por palavras-chave
O cliente nos forneceu excelentes idéias e palavras-chave para as quais ele desejava classificar. Lançamos essas informações imediatamente no Google Keyword Planner com a finalidade de verificar o volume de pesquisa. Através de pesquisas rápidas, identificamos as palavras-chave com o maior volume e montamos nossa lista baseada em Volume e Dificuldade de Rankeamento.
Confira algumas palavras que já estamos ranqueando e seu respectivo volume de pesquisas mensais:
*escondemos os URLs de Destino e o termo em si para não prejudicar nosso cliente.
Análise de concorrentes
Nós dividimos a análise dos concorrentes em duas etapas, na primeira delas analisamos o seguinte:
- PA & DA: comparamos PA e DA do cliente em relação aos sites de ranking;
- Big Brand Dominance: procuramos grandes marcas como a Wikipedia ou o ranking Amazon na primeira página. Isso pode ser um sinal de que o nicho é competitivo;
- Páginas That Signal Low Competition: procuramos páginas “fracas”, como as de sites Q&A, PDFs, diretórios de artigos, comunicados de imprensa ou mesmo web 2.0s. Esses tipos de páginas são fáceis de ultrapassar.
Este processo mostrou-nos se vale a pena prosseguir com uma palavra-chave específica. Se a palavra-chave passar por este primeiro teste, seguimos para o estágio dois de nossa análise concorrente.
O segundo estágio é mais abrangente porque analisamos cada concorrente um a um. Nesta análise, estamos analisando alguns fatores diferentes, incluindo:
- Total de Backlinks: a quantidade de domínios únicos que se vinculam a uma página é um forte fator de classificação, portanto, está no topo da lista de prioridades para nós.
- Qualidade do Link: examinamos a qualidade do link da página do competidor. Fazemos isso para obter uma imagem geral do que a qualidade do link é “aceita” para a palavra-chave.
- Força do Conteúdo: classificamos a qualidade do conteúdo do concorrente em uma escala de 1-10. Esta classificação é baseada no comprimento, na complexidade, na exaustividade e na estrutura do conteúdo (desde uma perspectiva de legibilidade e design).
Otimização da página
Nós decidimos que seria mais eficaz segmentar a página inicial do cliente para o conjunto de palavras-chave que selecionamos.
- Adicionamos as palavras-chave ao título e alteramos a Meta Descrição;
- Adicionamos a palavra-chave com o maior volume de pesquisa ao título H1 de cada página;
- Realizamos linkagem interna com páginas de suporte;
- Otimizamos o layout, facilitando o contato do visitante;
Procedimento de Auditoria de SEO
O objetivo da nossa auditoria foi identificar questões técnicas que prejudicam a experiência do usuário ou que poderiam diminuir autoridade do site. Isto inclui:
- Velocidade de carregamento do site;
- Sites não responsivo;
- Páginas 404 não otimizadas;
- Links quebrados ou irrelevantes;
- Redirecionamento 302;
- Conteúdo duplicado;
- Arquitetura interna do site não otimizada;
Os resultados
O nosso cliente, já tinha investido em site e criação de conteúdo, no entanto, nunca focou em SEO. Portanto, seu resultado online sempre tinha sido zero.
Após os primeiros meses de trabalho, já começamos a receber leads de forma recorrente.
Confira abaixo os dados do Google Analytics ao longo de 03 meses, demonstrando os resultados de contatos recebidos:
Foram ao total 300 leads nos últimos 90 dias, com uma conversão de 5,77%. Ou seja, ainda havia espaço para otimizar ainda mais o site.
Confira agora, os resultados após melhorias de design e otimização de conversão do site:
Em menos de um terço do tempo, apenas 28 dias, aumentamos as conversões em quase 50% em relação ao tempo total mensurado. E a taxa de conversões aumentou para 6,95%. Uma melhora muito significativa, que aumenta e muito os resultados nos próximos a vir.
Aumento de Visitas
No início dos nossos trabalhos, as visitas no site ficavam em torno de 100 usuários ao mês. Ao final de 6 meses de trabalho, atingimos 2.000 visitas. Um aumento de 1.900%.
Observe o ranking de palavras chaves e o aumento da autoridade de nosso cliente. Há 3 meses, tínhamos 28 palavras-chave no Top 3, hoje estamos com 74, um aumento de 164%.
No Top 10, tínhamos há 3 meses atrás, 92 palavras-chave, hoje temos 202, um aumento de 119%.
Este cliente teve uma ótima base para SEO e tornou nosso trabalho muito mais fácil.
Nem sempre é fácil cultivar o tráfego de pesquisa orgânica, às vezes, os clientes têm anos de táticas de SEO ineficaz / spam que você deve lutar contra, por isso é mais fácil trabalhar com clientes que fizeram pouco ou nenhum trabalho SEO no passado.