Já passou pelo momento de compartilhar algo na sua página nas redes sociais, mas na hora de colocar o link do site a publicação ficou poluída e bagunçada? Quando compartilhamos algo do nosso site, às vezes, deixamos um link gigante no feed, o que acaba não só tomando espaço, mas também ficando desarmônico com a publicação. Para que isso não ocorra, existe disponível hoje os encurtadores de URL, que, como o próprio nome já diz, funciona para encurtar o link e deixá-lo mais otimizado e atrativo.
Mas não pense que a utilização desse recurso está associado apenas a compactar um link. Além do encurtador deixar as URLs padronizadas, ao utilizar esse serviço, você conta ainda com outras funções úteis, como, por exemplo, o monitoramento de performance e rastreamento das URLs.
Vantagens de utilizar encurtadores de URL
- Você pode personalizar o link encurtado, tornando-o mais amigável e clicável;
- URLs longas e bagunçadas parecem spam;
- Link organizado é uma das boas práticas de SEO;
- URLs curtas e com marca recebem 39% mais cliques que links genéricos;
- Encurtador de link fornece dados analíticos como, por exemplo, envolvimento e cliques. Com isso, é possível você aprimorar campanhas de marketing.
Três melhores encurtadores de URL
Agora que você já sabe a importância dos encurtadores de URL, conheça os três opções que você pode utilizar para encurtar seus links:
TinyURL
Essa opção é simples, mas objetiva. O TinyURL não dispõe de nenhum plano pago, tão pouco possui recursos de monitoramento. A ideia aqui é apenas uma: encurtar e otimizar links. Portanto, nessa plataforma só é possível encurtar e personalizar o link – de uma maneira bem simples.
A facilidade de acesso e de utilizar o serviço acaba se tornando também o ponto fraco da ferramenta, visto que não se torna atrativo para quem busca algo mais robusto e profissional.
Bit.ly
O Bit.ly é um dos encurtadores de URL mais conhecidos e utilizados no mundo do marketing. Ele dispõe de vários recursos, inclusive no plano gratuito da plataforma. Como, por exemplo, personalização de URLs, acesso a dados analíticos dos últimos 30 dias e gerenciamento de todos os links já criados. Entretanto, nem tudo são flores. A opção gratuita tem limitações. Você pode criar 1 mil URLs encurtadas ou 50 links personalizados por mês.
Para quem procura algo mais profissional, a plataforma possui dois tipos de planos. Eles incluem todos os recursos da opção gratuita e fornecem mais ferramentas de personalização e métricas de desempenho dos links.
Agora, se você não quer criar uma conta, uma vantagem desse fornecedor é poder utilizar o encurtador livremente, porém sem nenhum recurso.
T2Mio
O T2Mio é um dos encurtadores de links mais completos do mercado. Além de encurtar, otimizar e personalizar a URL, o site conta também com dados analíticos (dados demográficos dos usuários, quantidade de engajamento, tipo de dispositivo e navegadores, etc.). Além disso, ele também possibilita a criação de QR Codes e segmentação de links. Muita coisa boa, né?! Mas nem tudo é de graça.
Sem pagar é possível apenas encurtar e rastrear links. Já para ter acesso a todos os recursos, é preciso adquirir um plano pago, com valor a partir de US$ 10 dólares mensais.
Conclusão
E aí, gostou do nosso artigo sobre encurtadores de URL? Então, escolha o mais adequado às suas necessidades e faça bom uso dessa ferramenta!
Continue acompanhando o blog da Oblige para ler mais conteúdos como esse. A Oblige é uma empresa de marketing digital renomada no mercado e especializada na criação de sites e na otimização de SEO. Tudo para fazer seu negócio atingir o topo do Google! E aí, vamos conversar?