O marketing médico é um pilar fundamental para os profissionais de saúde que desejam atrair e fidelizar pacientes ao divulgar seus diferenciais.
Diferente do que muitos imaginam, marketing não significa apenas propaganda. Na verdade, essa área é responsável por entregar valor para o seu público.
Essa entrega de valor pode ser feita de diversas formas, seja por conteúdos educativos entregues por redes sociais, relacionamento no pós-consulta por e-mail marketing, entre outros.
Ao mostrar o valor do seu serviço para pacientes, você consegue atrair pacientes que te encontraram pela internet ou receberam indicações, e fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço e não vão se esquecer de você.
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5 dicas para seu marketing médico
O marketing é uma área diversa com infinitas possibilidades de atuação. Pensando na época pós-digital em que vivemos e nas expectativas dos pacientes, vamos falar sobre o marketing digital.
O marketing digital é toda estratégia focada na presença online ou feita por meio de mídias sociais, como Instagram, e-mails, agendamento online e assim por diante.
Vamos aprender mais sobre e como implementar na prática? É só acompanhar!
1. Estude as regras de publicidade do CFM
Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, os médicos devem conhecer os limites do CFM e buscar referências de outros profissionais que já possuem uma boa presença online.
Lembre-se que é proibido:
- Uso de fotos de pacientes em material promocional, mesmo com autorização dos mesmos. Imagens de pacientes só podem ser utilizadas em eventos e estudos científicos, desde que com expressa autorização;
- Garantia de sucesso no tratamento e frases sensacionalistas como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, entre outros;
- Divulgar preços de procedimento e formas de pagamento, assim como divulgar descontos para assegurar um diferencial;
- Participar de anúncios de produtos ou marcas comerciais;
- Não adicionar o nome do médico, especialidade, CRM e RQE (caso tenha).
2. Defina seu público-alvo e buyer personas
Para ter resultados com o marketing, é fundamental saber com quem você está conversando e quem deseja atingir.
Se seus pacientes estão entre a faixa etária de 20 a 40 anos, por exemplo, não é a mesma comunicação de um médico que precisa conversar com o público de 50 a 80 anos.
Um público-alvo é um grupo de pessoas (clientes) que têm comportamentos e dados demográficos em comum, como localização, profissão, faixa etária e ticket médio (valor médio gasto).
Uma buyer persona é um perfil semi-fictício do seu cliente ideal. Ou seja, o tipo de paciente que você deseja atrair. O perfil é dito como semi-fictício porque é baseado em dados reais para a construção de um personagem.
A buyer persona de uma clínica ginecológica, por exemplo, pode ser a Renata, uma mulher de 27 anos que está planejando engravidar e quer acompanhamento durante toda sua gestação.
Para saber quem é seu público e conseguir montar suas buyer personas, é fundamental contar com um software médico que permita a geração de relatórios personalizados sobre seus pacientes.
Você também pode contar com uma agência de marketing especializada na área da saúde para te ajudar com pesquisas e planejamento estratégico.
3. Trabalhe com gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são usados como técnicas de persuasão para convencer as pessoas a tomarem decisões, como comprar um produto ou agendar uma consulta.
Você já ficou desesperado para comprar um produto porque estava acabando o estoque ou porque o desconto ia terminar em minutos?
Esse gatilho mental se chama senso de urgência e é muito eficiente para e-commerces (lojas online).
É claro que nem todos os gatilhos mentais podem ser usados na área da saúde, mas um que pode se encaixar na sua estratégia é o gatilho de autoridade.
Ao mostrar que você é uma autoridade em sua área de atuação e que consegue definir, junto com o paciente, o melhor plano para seu tratamento, ele vai te ter como referência e retornar à sua clínica.
O ideal é estudar sobre gatilhos mentais e entender qual deles faz mais sentido para sua comunicação.
4. Priorize as estratégias que vão trazer resultados
No marketing digital é possível atuar em várias frentes, como Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, WhatsApp, Youtube, podcast, blog, entre outros.
No entanto, é impossível estar presente de forma consistente em todas as mídias sociais.
Por isso, é preciso entender em quais delas seus pacientes estão, quais conseguem atrair clientes, e focar no que te traz resultado.
Para descobrir as melhores estratégias, realize testes e não tenha medo de errar. Só assim você vai descobrir no que valeu a pena investir, e o que pode ser deixado de lado.
5. Escolha as métricas que vai acompanhar
Assim como o marketing médico pode ser feito por diversos canais, existem milhares de métricas para serem acompanhadas.
Elas irão variar de acordo com sua mídia, o Google Analytics, por exemplo, tem taxa de rejeição, tempo de permanência, visitantes orgânicos, sessões, entre outros.
Já o Youtube mostra qual é o vídeo mais assistido, tempo de permanência, compartilhamentos, engajamento, resultados de anúncios e assim por diante.
A partir do momento que você decidir quais canais adotará em sua estratégia, comece a analisar seus resultados e verifique quais métricas são importantes para seus relatórios.
Uma dica de ouro é realizar um curso de marketing médico ou contar com profissionais experientes para tirar suas dúvidas e te ajudar no planejamento.
Espero que o conteúdo tenha te ajudado! Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.