Saber como vender produtos na internet pode ser um caminho interessante, para que você possa conquistar a sua independência financeira ou completar a renda. Afinal, as vendas on-line têm sido uma maneira de dar a volta por cima na crise e lucrar, sem precisar fazer um grande investimento inicial.
De acordo com uma pesquisa recente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce no Brasil faturou quase 57% a mais no primeiro semestre deste ano, se comparado ao faturamento do mesmo período, no ano passado. Sendo assim, podemos ver claramente que esse é um segmento em expansão, e acreditamos que você não vai querer ficar de fora dessa tendência, certo?
Então, aproveite a boa fase desse mercado que só cresce e aprenda agora como vender produtos na internet!
Como vender produtos na internet?
Para vender produtos pela internet, você precisará definir e cumprir alguns passos imprescindíveis. Veja, a seguir, quais são eles.
Faça um planejamento de vendas
Para iniciar o seu trabalho de vendas on-line, assim como em qualquer outro negócio, é necessário fazer um bom planejamento. Aqui, você estabelece questões como:
- valor de investimento inicial disponível;
- meta de vendas que pretende alcançar, por período (semanal, mensal, semestral, anual, etc.);
- percentual de lucro que gostaria de ganhar em cima do valor dos produtos;
- formas de divulgação dos produtos para chegar até o seu público na internet (e-commerce, redes sociais, marketplaces, etc.);
- métricas para acompanhar os resultados e identificar oportunidades de melhorias;
- plano para otimização das vendas, tendo como referência o que deu certo ou errado no período anterior;
- outros.
Com essas e outras informações definidas, você já terá uma base para começar a atuar, sabendo de onde está começando e onde quer chegar.
Questões mais burocráticas entram também nessa etapa. É importante se informar sobre as obrigações que você terá sendo um microempreendedor, como fazer seu registro MEI, emitir notas fiscais, etc.
Além disso, antes de iniciar as operações, lembre-se de providenciar os aparatos técnicos que você precisará para desempenhar o seu papel de vendedor on-line, como adquirir um bom computador com internet banda larga, ter uma linha de celular disponível para fins comerciais com um plano de telefone corporativo, entre outros.
Defina o seu mix de produtos
Além do planejamento estratégico de vendas, o seu mix de produtos é um dos quesitos mais importantes a ser definido para iniciar o trabalho. Você quer vender produtos artesanais ou industrializados? Roupas, alimentos, eletrônicos, cosméticos?
Há opções diversas — o importante é escolher algum com o qual já tenha alguma afinidade ou que você acredite que oferecerá uma boa margem de lucro. Ao concluir essa etapa, você também terá mais clareza de qual será o seu público e de como chegar até ele.
Além disso, você já precisa pensar também nas questões relacionadas à apresentação dos seus produtos — como quais tipos de embalagens utilizará, e também na forma de envio — se serão despachados por meio de empresas de transporte de cargas, por motoboy ou se você mesmo fará as entregas, etc.
Estipule seu público
Com seu planejamento e lista de produtos a serem comercializados em mãos, agora chegou o momento de descobrir quem são as pessoas que teriam interesse pelo seu negócio. São homens, mulheres, crianças? De qual idade? Moram onde? Como o seu produto vai ajudar essa pessoa a resolver seus problemas?
Perguntas assim deverão ser respondidas, para que você encontre a “persona” do seu negócio, que é uma representação semi fictícia do seu comprador ideal. Ao defini-la, será muito mais fácil saber como você chegará até ela e qual será a forma ideal de se comunicar, ao fazer suas divulgações.
Sendo assim, se você, por exemplo, oferece algum serviço para pessoas que atuam como engenheiro, todo seu trabalho deve ser voltado para essa persona e segmento. Afinal, esse será o alvo e a base para todas as suas ações.
Divulgue seus produtos e serviços
A divulgação é a parte do trabalho que fará com que os clientes conheçam a sua empresa, produtos e serviços. Por isso, é necessário ter muita atenção nessa hora! Afinal, na internet há inúmeros concorrentes, e os que conseguem fazer o melhor trabalho de divulgação acabam tendo mais chances de sair na frente.
Sendo assim, para que esse trabalho seja o mais assertivo possível, é importante voltar aos dados que coletou sobre a sua persona. Assim, você conseguirá identificar os melhores meios de divulgação e também como será o tom da sua comunicação com o seu público.
O seu cliente ideal costuma pesquisar muito sobre os produtos e serviços que deseja, pelos buscadores da internet? Então, você precisará se informar sobre como criar uma loja virtual, por exemplo. Ou será que seu potencial cliente está mais presente nas redes sociais? Se a resposta for SIM, crie seu perfil nas principais e explore mais esses canais. Há diversas maneiras de impulsionar o seu negócio na internet — basta entender onde seu cliente está e, literalmente, ir atrás dele.
Para transmitir um ar de profissionalismo e destacar ainda mais os seus produtos, vale a pena investir um pouco mais em uma empresa de fotografia. Com fotos profissionais dos seus produtos, equipe e empresa, o resultado do seu trabalho de divulgação terá muito mais possibilidades de ser bem-sucedido. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras!
Ao concluir esses passos, chegou a hora de colocar a mão na massa e iniciar, de fato, o seu trabalho de vendas on-line. Agora que você aprendeu como vender produtos na internet, desejamos que a sua empresa seja um sucesso de vendas!