Como usar o Inbound Marketing para alavancar seus resultados

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Já imaginou fazer com que o público venha até você ao invés de ficar correndo atrás dele sem nenhuma garantia? O inbound marketing pode fazer isso por você!

Essa estratégia nada mais é do que uma forma de atrair o público certo sem gastar muito, e se você quer saber como ela pode te ajudar confira este conteúdo. 

Conceito da estratégia

Muitos empresários ainda ficam em dúvida de como melhorar os resultados de seus negócios e acabam investindo em estratégias caras e que não dão um retorno esperado.

Com o inbound marketing é possível chamar a atenção dos potenciais clientes utilizando conteúdos educativos, que agreguem valor ao leitor e que não demandam um investimento alto.

Para isso é preciso entender como eles podem te ajudar:

Atração

Como foi dito anteriormente, chamar a atenção do público é o primeiro passo de todos e a forma mais eficiente é oferecendo conteúdos que o ajudem com algum tipo de problema. Você pode disponibilizar ebooks, vídeos ou áudios, por exemplo. 

Porém, você deve saber que para cada tipo de produto ou serviço também existe um tipo de nicho, sendo assim, é fundamental criar uma persona e adaptar o conteúdo de acordo com o estilo dela. 

Conversão

Após chamar a atenção do público certo, você precisa convertê-lo. Para isso será necessário oferecer conteúdos ricos que façam o seu visitante deixar de ser só um visitante e se tornem um lead.

Isso pode ser feito com ferramentas de landing page que tenham algumas das características de conversão, como: CTAs, formulários ou vídeos.

Relacionar

Nutrir seus leads é a melhor forma de passar segurança e de fazer com que eles lembrem de você no momento de decisão de compra.

Além disso, você pode personalizar o tipo de abordagem com cada lead de acordo com a jornada de compra, fazendo com que ele avance no funil de vendas e se torne mais apto para comprar o que você vende.

As redes sociais e o e-mail marketing podem ser seus aliados neste momento.

Vender

A etapa de venda pode parecer a mais difícil, mas se você seguiu todas as etapas anteriores corretamente, esse momento se torna menos complexo. 

Efetuando esses processos, você constrói autoridade e acaba criando um laço com quem tem interesse em comprar o que você vende.

Analisar

Não poderia faltar a análise de todo o desempenho. Somente com o estudo de todo o plano é possível entender como cada detalhe está funcionando e se está sendo, de fato, eficaz. 

Caso você perceba que os resultados estão sendo positivos, perfeito! Mas se notar que algo pode ser alterado, não tenha medo. Mude e tente aperfeiçoar cada vez mais.

Quais são os benefícios

Existem diversas vantagens em aderir o inbound marketing. Conheça algumas delas: 

Interação assertiva: Atingir as pessoas certas é uma das principais características da estratégia, ela visa a qualidade e não a quantidade.

Aproximação com os clientes: É importante construir uma relação próxima com seus leads, assim eles estabelecem uma confiança em sua empresa e passa a aceitar suas recomendações.

Persuasão: Convencer quem já demonstra indícios de interesse em seu produto ou serviço é mais fácil. Com isso, você pode nutrir seus leads com conteúdos de acordo com a fase do funil de venda que eles estão e fazer com que se tornem uma venda.

Encurtar o ciclo de vendas: Nada mais é que encurtar o tempo de venda entre a conversão de visitante para lead e de lead para venda.

Custos reduzidos: Como dito acima, a estratégia de inbound marketing atinge resultados impressionantes sem precisar de investimentos muito altos.

Mensuração dos resultados: Depois de aplicar todos os processos é importante mensurar os resultados, assim você consegue entender os resultados de seus investimentos. Entender como fazer automação de marketing pode te ajudar bastante neste momento.

Pense onde você quer chegar

Focar em seus objetivos é um dos pontos fundamentais para traçar um plano de marketing digital que se encaixe no modelo da sua empresa.

Além disso, seguir corretamente os passos da estratégia de inbound marketing é essencial para conseguir aumentar os seus resultados. 

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.

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