O Inbound marketing é uma das técnicas mais utilizadas atualmente para a conversão de clientes, pois com esse processo é possível “educar” o consumidor e fazer com que ele reconheça a necessidade de algum serviço. Dessa forma então as vendas conseguem ser mais direcionadas a um cliente que realmente esteja interessado em fazer uma compra. Quer saber mais como adquirir o público ideal? Acompanhe conosco o conteúdo.
Com os variados meios de comunicação, a competitividade pela visualização dos conteúdos acaba aumentando de maneira significativa, o que cria a necessidade de realizar um relacionamento mais próximo e voltado aos objetivos das pessoas.
A partir desses fatores se torna imprescindível o conhecimento do público, para projetar uma linguagem adequada ao contexto em os mesmos estão inseridos e buscar as melhores informações que agreguem conhecimento e sejam relevantes para a vida deles.
E é nesse momento então que o marketing de relacionamento entra como a principal forma de contatar e criar um bom engajamento das pessoas.
- O Inbound Marketing
- Estratégias de marketing de relacionamento
- Otimize o seu negócio
O Inbound Marketing
Para conhecer um pouco mais sobre esse processo de atração de clientes, vamos nos aprofundar no Inbound marketing e as formas com que ele é utilizado no dia a dia. Como o propósito dessa estratégia é conseguir ter um público mais segmentado e que tenha um real interesse no que você oferece, é preciso estar atento a algumas considerações.
O Inbound é o marketing de atração, então os principais fatores para o desenvolvimento desse meio, é o contexto em que nos relacionamos e para quem o conteúdo que você cria é direcionado.
Isso porque a procura do público será feita de acordo com os seus interesses, então é imprescindível construir algo que seja útil e relevante aos mesmos. Para isso existem algumas etapas:
- Atrair: nessa etapa as pessoas estão tendo um primeiro contato com os seus conteúdos, por isso é preciso começar a criar uma certa “boas-vindas” e tornar a receptividade o objetivo principal;
- Converter: depois do primeiro contato já ter sido criado, inicia-se um processo de conversão, por isso é interessante continuar alimentando o seu público com informações relevantes;
- Fechar: depois de todo o processo de relacionamento e troca de ideias, a pessoa já consegue ser captada e torna-se um cliente do seu negócio próprio;
- Encantar: E por fim temos a etapa de encantar, a qual busca tornar o seu público mais próximo ainda e engajado com o que faz.
Estratégias de marketing de relacionamento
Como é possível perceber, existem diversas etapas no processo de inbound marketing e um traço comum entre todas é o relacionamento com o público. Por isso de acordo com a sua área de atuação , você deve criar modos de conversar e captar a atenção do mesmo.
Por exemplo: no caso do seu público ser pessoas desempregadas, os conteúdos que elas mais vão se interessar vão ser sobre assuntos de como ter uma renda extra, ou então buscar a atualização sobre oportunidades de emprego.
Outra forma de se relacionar com esse público será oferecendo dicas de trabalho autônomo, onde a pessoa possa se desenvolver como profissional da área que goste por exemplo.
Mas, em um geral o que vai atrair a pessoa são os temas de sua preferência, por isso a importância de conhecer a sua audiência e a após essa etapa produzir algo que traga engajamento para ela.
Otimize o seu negócio
Com a finalidade então de trazer conversões maiores e aumentar a sua rede de contatos, otimize as suas estratégias por meio do marketing de relacionamento. Isso porque assim, você conseguirá um contato e proximidade maior com as pessoas.
Portanto mantenha-se aberto para receber um feedback sobre o que as pessoas acham do seu atendimento e dos produtos ou serviços que você oferece, para que a partir disso seja possível melhorar o andamento do trabalho como um todo.
Pois dessa forma você consegue adaptar as estratégias, para o que o seu público mais se interessa, trazendo assim mais direcionamento e progresso no processo de trabalho.
Conteúdo produzido por:
Rafaela Diniz
Assessora de Imprensa| Meu Ideal