Quer aprender como capturar leads de qualidade e convertê-los em vendas? Ensinamos como capturar leads, monetizá-los e obter resultados. Confira agora!
O mercado de marketing digital é dinâmico e está em constante evolução. Para garantir que sua empresa, negócio ou empreendimento seja relevante, é fundamental ter uma base de clientes consistente. E, para garantir que você mantenha contato com seu público-alvo, nada melhor do que contar com uma base de leads consistentes.
Como o principal objetivo de uma agência de marketing digital é criar demanda para os serviços e produtos de sua empresa, saber utilizar as oportunidades de negócio oferecidas pelos seus canais online é fundamental. Para o empreendedor moderno, saber como capturar leads de forma eficiente e convertê-los é fundamental, mas também é necessário saber como construir essa relação e como monetizá-la.
Se você deseja aprender como capturar leads de qualidade; está buscando por dicas e conselhos para a obtenção de leads eficientes; quer aprender como obter resultados com seus leads; deseja aprender como convertê-los em vendas ou mesmo está buscando aprender como monetizá-los, este artigo foi feito para você. Você confere agora como capturar leads de qualidade e convertê-los em vendas e resultados. Aproveite!
O que são leads e qual sua importância?
Uma expressão bastante comum no marketing digital, mas que ainda costuma causar dúvidas é o “lead”. Praticamente todo profissional ou empreendedor que se arrisca no marketing digital ou marketing de conteúdo já deve ter ouvido essa expressão em conversas, tutoriais e cursos de especialização, mas é possível que ainda não saiba exatamente o que ela significa.
Afinal, o que são leads e qual sua importância para o marketing digital?
Os “leads”, também conhecidos por prospectos, são pessoas que tem, de alguma forma, interesse nos serviços ou produtos que sua empresa oferece e que, por meio de um formulário, ofereceu seus dados para você.
Isso significa que cada lead é um cliente em potencial, já que o visitante dedicou tempo suficiente de seu acesso para oferecer seus dados de contato, o que demonstra que ele está mais disposto à comprar seus produtos ou serviços do que visitantes que apenas passam por sua página.
Qual a importância dos leads no marketing de conteúdo?
A captura de leads é fundamental para o marketing de conteúdo, já que isso permite obter contato direto com seu público-alvo e estabelecer uma linha de contato que é muito mais eficiente do que a publicidade tradicional. Além de suas imensas possibilidades, os leads estão mas suscetíveis a se tornarem clientes potenciais, já que estarão mais abertos ao seu conteúdo de marketing.
Além disso, é possível fazer com que os leads sejam monetizados de diversas formas, seja com listas de e-mails; vendas de produtos; vendas de serviço; ganho de sinais sociais; ou mesmo expansão de sua marca e de seu reconhecimento digital.
Como capturar leads e obter resultados
Se o principal objetivo da captura de leads é criar demanda para produtos e serviços, é fundamental saber como capturá-los e obter os resultados esperados, sejam eles vendas, monetização, ganho de sinais sociais ou reconhecimento digital.
No entanto, muitas empresas e empreendedores ainda acreditam que basta apenas ter um site e um formulário de contato para gerar leads. Apesar desse tipo de situação ser funcional no passado, hoje é muito importante saber como construir a interação com seu público, para que a obtenção dos leads seja efetiva.
Além disso, é interessante buscar leads que realmente interessem ao seu negócio. Algumas empresas acabam pecando por expandir demais as diretrizes da coleta de leads, o que faz com que os leads obtidos não sejam tão pertinentes, apesar de seu grande número.
Para lhe auxiliar na busca pelos leads e pelos resultados, iremos ensinar algumas das melhores estratégias de geração de leads; maneiras de capturar leads de forma eficiente; e como capturar leads e convertê-los e monetizá-los. Confira agora!
3 estratégias de geração de leads – Como capturar leads de qualidade
Para aumentar as suas possibilidades de captura de leads e fazer com que você conte com leads de qualidade e que realmente se convertam em resultado, é interessante conhecer 3 estratégias de geração de leads. Nossas 3 estratégias de geração de leads irão permitir que você capture leads com qualidade e eficiência e obtenha resultados reais para sua empresa ou projeto.
Além de explicar algumas ferramentas e estratégias interessantes para captura de leads, explicamos também como segmentar melhor suas estratégias e obter leads que realmente valham a pena. Aproveite!
As 3 estratégias de geração de leads de qualidade
Estratégia 1 – Propaganda eficiente
Com a modernização do mercado digital, é fundamental saber como utilizar sua propaganda de forma a converter seus visitantes em consumidores.
Uma das 3 estratégias de geração de leads de qualidade consiste em utilizar a publicidade forma eficiente, ou seja, fazer com que seus trabalhos publicitários tenham a eficiência de um ótimo vendedor. A publicidade serve para diversos objetivos: vender seus produtos; construir leads e listas de email; angariar destaque nas redes sociais; manter o contado com clientes ativos e em potencial; realizar manutenção de vendas e fidelização; dentre outras ferramentas.
Além de permitir que você obtenha grandes resultados, a propaganda eficiente é sua aliada na geração de leads. Por permitir diversas opções de personalização, as campanhas de propaganda são cada vez mais inteligentes. Isso torna possível criar e programar campanhas que atinjam seu público-alvo e permita angariar leads de qualidade.
Estratégia 2 – Compartilhamento de network
Uma maneira muito eficiente de obter leads de qualidade é saber como compartilhar sua network. Essa é uma das 3 estratégias de geração de leads mais interessante para seu negócio. Ao construir e compartilhar uma network de qualidade, você obtém um grande diferencial.
Compartilhar sua network significa usar o reconhecimento e reputação de seus contatos para ganhar destaque. Você pode compartilhar sua network por meio de links diretos; utilizando o famoso sistema de recomendação; pedindo para que seus clientes e parceiros criem depoimentos; ou mesmo por meio de avaliações realizadas sobre seu negócio ou produto.
Além de tornar seu projeto mais confiável aos olhos do seu público-alvo, isso fará com que ele se sinta mais seguro para compartilhar seus dados. Afinal ninguém deseja compartilhar informações pessoas com desconhecidos, não é?
Ao exibir e compartilhar sua network, você ganha confiabilidade e transmite segurança. E é de graça!
Estratégia 3 – Analise seus concorrentes e os supere
Conhecer seus concorrentes é fundamental no mercado digital. Além de saber quais são as técnicas utilizadas para conquistar o público, isso permite identificar falhas; encontrar métodos eficientes para superar obstáculos; compreender técnicas e conceitos que funcionam ou não; angariar conhecimento sobre certo tipo de público; ou mesmo buscar inspiração para suas estratégias.
Como uma das 3 estratégias de geração de leads, analisar a concorrência é fundamental. É interessante também saber quais são as dificuldades que seus concorrentes enfrentam; os empecilhos para sua expansão; e também onde é possível superá-los.
Como o mercado de marketing digital é cada vez mais concorrido, saber como superar seus concorrentes é um passo muito eficiente e que garante leads de qualidade. Você poderá focar seus esforços de captação de leads sabendo exatamente o que espera obter.
7 maneiras de capturar leads de maneira rápida – Como capturar leads de forma fácil e rápida
Agora que você já conhece algumas das 3 estratégias de geração de leads, que tal conhecer maneiras de captar leads de forma rápida? Pode ser necessário captar leads de forma eficiente e célere, por isso existem alguns “truques” para serem utilizados.
Elementos como ebooks; newsletters; blogs; redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn e até mesmo Pinterest e Instagram; Infográficos; Webinários; e até mesmo os press releases são opções interessantes de como capturar leads de forma rápida e confiável.
Confira agora algumas das 7 maneiras de capturar leads de maneira rápida e segura:
Maneira 1 – E-Books para gerar leads
Uma das 7 maneiras de capturar leads mais utilizada, mas também mais eficiente, são os ebooks. Ferramentas ricas e muito eficientes, os ebooks permitem capturar leads de qualidade e facilitam a conversão do público-alvo em clientes em potencial.
Essa é uma ferramenta muito eficiente e que pode ganhar alcance viral. É fundamental que o conteúdo produzido e oferecido por meio de seu ebook seja relevante e de qualidade, já que um ebook que sirva apenas para fazer propaganda de seu negócio será mal-visto pelo público.
Ao elaborar um ebook que será oferecido como forma de captação de leads, pense em seu público-alvo. O que seu leitor realmente deseja ler? Como você pode se diferenciar da concorrência? O que você pode ensinar ou transferir para seu leitor? Qual a relação de seu conteúdo com o que sua empresa oferece?
É interessante também que você tenha em mente que o ebook pode ser oferecido de forma gratuita ou paga, mas as chances de obter leads eficientes é muito maior quando o conteúdo é gratuito. Pode ser interessante desenvolver uma landing page especialmente para seu ebook, potencializando seus resultados.
Maneira 2 – Usando newsletters e como capturar leads
Você já possui uma newsletter em seu site? Se a resposta é negativa, você está perdendo uma das 7 maneiras de capturar leads mais fácil e eficiente do mercado de marketing digital. Além de ser uma ótima forma de criar interação entre você e seu público, as newsletters tem algumas vantagens muito interessantes.
Como o público das newsletters deve, obrigatoriamente, cadastrar seus emails para receber suas mensagens, você conta com uma audiência muito mais ativa e aberta ao seu produto ou serviço. Isso também faz com que você saiba quem é seu público mais cativo e quais seus interesses.
Para redigir newsletters que funcionem e tragam bons resultados, é fundamental saber quais os interesses de seu público. O conteúdo que você enviará por email deve ser relevante e interessante para que não acabe na lixeira.
Além disso, é recomendado sempre deixar claro de onde está chegando o email e como seu cliente pode desfazer sua inscrição. Isso transmite segurança e confiança e demonstra que você respeita seu público-alvo.
Maneira 3 – Usando blogs e como capturar leads
Uma das ferramentas mais conhecidas para obtenção de leads, os blogs são ótimas ferramentas para seu negócio. Como os blogs permitem gerar conteúdo de qualidade e segmentar o que você oferece para seu público-alvo, são uma forma muito eficiente de captura de leads.
Dentre as 7 maneiras de capturar leads de forma eficiente, o uso de um blog de qualidade e com conteúdo relevante é uma das melhores. Você terá a oportunidade de oferecer conteúdo diretamente ao seu público-alvo e construir sua relevância online.
Além disso, é interessante destacar que seu blog deve ser otimizado para obtenção de leads, com caixas de formulário. Outra dica interessante é tomar cuidado para que seu blog não pareça apenas mais uma fonte de propaganda.
Ofereça conteúdo de qualidade e realmente interessante e você obterá leads que convertem.
Maneira 4 – Usando as redes sociais e como capturar leads
As redes sociais são uma fonte incrível de leads e uma das 7 maneiras de capturar leads de forma mais eficiente. Além de permitir um contato ainda mais direto com seu público, as redes sociais permitem grande segmentação. Isso faz com que sejam especialmente interessantes para aqueles que estão buscando construir leads que convertem.
Listamos algumas dicas para você usar as redes sociais para obter leads. Confira:
A rede social mais popular do mundo, o Facebook é uma fonte incrível de leads. Por contar com um público imenso e por suas ferramentas de segmentação, é possível usar o Facebook para obter ótimos leads para seu projeto. Além de permitir um contato mais próximo com seu público-alvo, a rede social também permite que você interaja com seus clientes; crie conteúdo relevante e com potencial de viralização; e até mesmo encontre demandas que você não conhecia para seu negócio.
Outra rede social muito eficiente para a captura de leads, o Twitter é uma ferramenta incrível para gerar leads que convertem. Você pode usar a rede social para alcançar pessoas que influenciam a opinião de seu público-alvo e usar sua audiência a seu favor. Os seguidores destes influenciadores e construtores de opinião notarão suas interações e, potencialmente, seguirão você e visitarão seu site. Você também pode acompanhar as tendências do momento usando hashtags (#) e criando conteúdo voltado aos assuntos mais relevantes.
Outra rede social de grande potencial, o Instagram é um ótimo aliado de vendas e de construção de leads. Baseado no compartilhamento de imagens, a rede social permite a construção de propagandas visuais e de interação com o público. Além disso, é possível categorizar e segmentar seu público, além de separar assuntos com hashtags. As opções de compartilhamento com outras redes sociais e aplicativos, como o Whatsapp, são diferenciais interessantes.
Se você deseja atingir o público corporativo ou altamente especializado, o LinkedIn é sua rede social de escolha. Composta primariamente por profissionais capacitados e empresas de grande porte, a rede social é ótima para construção de leads profissionais. Você pode buscar por leads relevantes em sua rede de contatos; obter sugestões de clientes e construir network; entrar em contato com pessoas interessadas no que você pode oferecer; compartilhar conteúdo profissional relevante; e mesmo obter pessoas que estão buscando exatamente o que você oferece.
Maneira 5 – Infográficos
Os infográficos são uma das 7 maneiras de capturar leads mais eficientes que conhecemos. As pessoas gostam de ler e obter mais informações relevantes sobre assuntos e produtos que elas se interessam. Além de serem produtos relativamente fáceis de serem produzidos e de grande potencial de viralização, os infográficos também permitem obter leads e compartilhamento orgânico.
Você deve focar em oferecer conteúdo de qualidade em seu infográfico e também torná-lo interessante para seu público-alvo. É recomendado que seu infográfico realmente informe, ou seja, que não sirva apenas como propaganda.
Buscando oferecer informação relevante, de qualidade e interessante, você garante o compartilhamento do conteúdo e conquista uma base muito maior de pessoas.
Maneira 6 – Webinários
Os chamados webinários vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de conteúdo. Com a democratização dos serviços de compartilhamento de videos e também da facilidade de streaming em tempo real, essa é uma das 7 maneiras de capturar leads mais atraente atualmente.
Os webinários são criados para oferecer conteúdo para seus seguidores e potenciais clientes de forma fácil e descomplicada. Por consistir, basicamente, em uma apresentação de seu conteúdo ou de seu negócio, os webinários são bastante simples de criar e também possuem grande apelo orgânico.
Caso você mantenha uma frequência de eventos e compartilhe sempre conteúdo relevante, as chances de alavancar seus resultados com essa ferramenta são muito grandes.
Maneira 7 – Press Releases
Uma ferramenta bastante usada no marketing tradicional, os press releases são ferramentas muito úteis no marketing digital. No entanto, para que seus esforços não sejam em vão, é necessário que você tenha paciência, cuidado e respeito no contato com os meios de informação.
Existem diversos métodos, ferramentas e serviços para desenvolver e enviar press releases. No entanto, para fazer com que essa, que é uma das 7 maneiras para capturar leads que mais rende resultados, você deve tomar cuidados com promessas e expectativas pouco realistas.
É interessante também ter ciência de que os resultados de um press release podem demorar a surgir. Tenha paciência para aguardos os resultados e construir suas referências por meio dessa técnica e seus resultados serão consistentes e interessantes.
5 dicas para converter leads em vendas – Como capturar leads e convertê-los
Agora que você já conhece algumas das 7 maneiras para capturar leads mais eficientes atualmente, temos algumas dicas para auxiliar você a converter leads capturados em clientes e em vendas. Confira agora nossas 5 dicas para converter leads em vendas e aproveite para potencializar seus resultados!
Dica 1 – Entenda a importância dos leads e saiba valorizá-los
Uma das 5 dicas para converter leads em vendas é valorizar cada um deles. É bastante comum que uma empresa ou site com grande número de leads se esqueça disso. No entanto, cada lead obtido é um cliente em potencial e pode gerar vendas. Isso significa que você deve ter cuidado com cada lead obtido e buscar oferecer sempre o melhor possível.
Para garantir que você obtenha os melhores resultados de cada um de seus leads, é fundamental que você saiba valorizá-los. Isso significa dar atenção às suas necessidades; buscar atender os pedidos de seus potenciais clientes; saber quais são seus interesses; corresponder às suas expectativas; e nunca ir além do que se seu lead considera razoável.
Dica 2 – Fortaleça sua presença digital
Outra das 5 dicas para converter leads em vendas é saber como usar esses leads para fortalecer sua presença digital. Os leads tem maior eficiência quando a empresa ou produto que os utiliza tem uma forte presença digital, já que esta está ligada à confiabilidade.
Quanto mais presente uma empresa, marca ou produto, maior é sua confiabilidade. Isso faz com que seus resultados sejam mais consistentes e que ela obtenha melhores resultados e conversões.
Caso você trabalhe com venda de produtos, é importante saber atender reclamações, críticas e sugestões. Sites como o Reclame Aqui, que intermedeiam as relações entre cliente e empresa, são ótimas fontes para fortalecer sua reputação e confiança.
Dica 3 – Gestão de marketing digital de qualidade
Para fazer com que seus leads sejam realmente úteis para seu negócio, é fundamental que você saiba realizar a gestão de marketing de forma adequada e com qualidade. É importante saber gerir os dados obtidos com campanhas; botões sociais; call-to-actions; ferramentas de captação de leads; landing pages; dentre outros, visando identificar seu público e suas necessidades.
Além de manter um blog relevante para seu público; gerenciar a presença de sua marca ou empresa nas redes sociais; criar materiais relevantes como webinários, ebooks e infográficos; é importante saber como usar os dados obtidos por essas ferramentas.
De nada adianta ter um número imenso de acessos ou mesmo de cadastros em listas de email se a conversão for ruim. E você só conseguirá aumentar sua conversão caso saiba gerenciar o marketing digital de forma eficiente e cuidadosa.
Dica 4 – Ofereça novidades ao seu público
As pessoas adoram ser surpreendidas positivamente por novidades. Uma das 5 dicas para converter leads em vendas consiste em trazer novidades para seu público-alvo. Seja por meio de um novo ebook; oferecendo um infográfico divertido e interessante; utilizando listas de email criativas; ou mesmo por meio de webinários cativantes, as novidades conquistam o público.
As pessoas são mais dispostas a comprar seu produto caso você o apresente de forma inovadora. É possível que a inovação seja pequena ou mesmo irrelevante, mas se o enfoque for feito de maneira correta, você terá grandes chances de converter um lead em venda.
Além disso, esse é um dos gatilhos mentais mais utilizados pelas empresas no mundo. É só pensar em quantas empresas oferecem produtos similares, ano a ano, e mesmo assim obtém números imensos de vendas.
Dica 5 – Faça seu público-alvo se sentir especial
Outra estratégia muito utilizada no marketing e, especialmente, no marketing digital, fazer com que seu público-alvo se sinta especial é muito eficiente.
Há um motivo por essa ser a 5ª e última das 5 dicas para converter leads em vendas: ela é a base para todas as outras dicas. Toda forma de contato com seu público-alvo pode se tornar ainda mais eficiente caso você use essa estratégia.
Fazer com que seu público se sinta especial consiste em usar frases persuasivas; oferecer conteúdo exclusivo e de qualidade; oferecer e garantir brindes e descontos; ou mesmo estar atento a pequenos detalhes, como aniversários, datas comemorativas e outros itens do dia a dia.
O que você achou de nossas 3 estratégias de geração de leads, das nossas 7 maneiras de capturar leads e das 5 dicas para converter leads em vendas? Gostou de aprender como capturar leads e convertê-los? Tem alguma dúvida sobre como capturar leads e monetizá-los? Não deixe de comentar e de conferir todo o conteúdo que preparamos para você!