Como usar o marketing digital em uma loja online?
Uma das maneiras mais indicadas para fazer com que isso dê certo é elaborar um plano de negócios.
O sonho de todo empreendedor é criar uma loja online que faça sucesso. Para isso, você precisa conhecer a aplicação do marketing digital em um e-commerce.
Dentre os inúmeros benefícios que a internet trouxe para a vida dos consumidores, um deles é ganhar tempo e praticidade.
Afinal, é muito mais fácil fazer compras do sofá e recebê-las em casa, ao ter que ir até um shopping ou qualquer estabelecimento comercial para pesquisar preços e, assim, escolher se vai ou não levar o produto.
Além do mais, ainda existe o risco de você voltar para a casa sem nada, já que não encontrou o produto que gostaria.
É nesse contexto que a internet se tornou fundamental para a jornada de compra do consumidor, fornecendo a possibilidade de pesquisar e se informar antes de decidir se vai ou não comprar.
Porém, a internet tornou o mercado cada vez mais competitivo, pois se está fácil para o consumidor se informar, avaliar e comprar, também está fácil para quem deseja empreender e vender os seus produtos nesses canais.
É justamente por isso que trabalhar com e-commerce exige uma atenção especial nas estratégias de marketing, que são bem diferentes dos negócios feitos pelo marketing tradicional, mas com a mesma finalidade: atrair leads e convertê-los em clientes.
O que é marketing digital?
Marketing digital é o conjunto de ações executadas por uma empresa (ou pessoa) com o objetivo de atrair consumidores, mantê-los informados, aprimorar o relacionamento e, principalmente, desenvolver a identidade da marca no mundo virtual.
Em outras palavras, marketing digital é uma forma de promover produtos, serviços ou marcas por meio das mídias digitais. Ele é um dos principais elementos para a empresa se comunicar com público de forma direta, personalizada e na hora certa.
Portanto, o termo é utilizado para resumir todas as estratégias e esforços de marketing relacionados ao ambiente online.
Usando os meios digitais – blogs, redes sociais, websites, e-mail, entre outros -, as empresas tentam identificar as principais dores e desejos de seus potenciais clientes.
Ao contrário do que muita gente pensa, o marketing digital pode ser realizado não só por empresas, mas também por pessoas, ONGs… Sendo assim, percebe-se que há fatores culturais, sociais e econômicos envolvidos na decisão de uma compra.
E vai de cada pessoa usar os meios que pode, os recursos que têm, para encontrar oportunidades nesse meio.
Com isso preparamos 6 dicas de Marketing Digital para você implementar no seu e-commerce. Segue-as abaixo.
Marketing Digital no e-commerce
Certamente você já deve ter ouvido que o marketing digital não é mais uma opção, e sim, uma necessidade. E não é mentira, viu? Ele já é considerado como algo obrigatório para quem deseja se destacar no mercado.
Por isso, que tal conhecer as estratégias fundamentais adotadas pelos empreendedores de sucesso?
Faça um planejamento
É super comum, vermos por aí, negócios fechando com rapidez por falta de planejamento. Por isso, mesmo que você ainda não tenha tirado a ideia do papel, é importante começar por um planejamento.
Uma das maneiras mais indicadas para fazer com que isso dê certo é elaborar um plano de negócios. Afinal, ele será o mentor para as ações estratégicas do seu e-commerce proporcionando um ramo para seguir o negócio.
Com essa ferramenta pronta, você conseguirá definir objetivos, metas e ações a curto, médio e longo prazo.
Dentro desse planejamento é preciso criar ações e estudos para definir personas, essas que serão identificadas de acordo com o negócio oferecido, como no caso, por exemplo, a venda de material de construção, lona de caminhão… Isso faz com que você pense que tipo de persona se encaixaria no nicho do seu negócio.
Além disso, é imprescindível criar um calendário com datas de divulgação e descontos que serão compartilhados ao longo do período.
Não se esqueça de pôr no papel o investimento que deve fazer, tanto na questão financeira, como no tempo que tudo isso vai demandar.
Preze pelo seu produto
Tenha em mente, que a internet não oferece para o cliente as mesmas vantagens das compras tradicionais, uma vez que não é possível ver ou tocar o produto antes de realmente comprá-lo. Nesse caso, deves valorizar o máximo possível o produto ou serviço oferecido, atraia com fotos de qualidade, mostre todos os ângulos, além de oferecer uma descrição completa, com todas as características, detalhes e recomendações de uso. Se possível faça pequenos vídeos demonstrativos também.
É importante entender que em uma compra online, o consumidor pode eliminar o produto a qualquer momento e, para que isso não aconteça, o cliente precisa ter todas as suas dúvidas respondidas e suas necessidades valorizadas.
Ter um meio de comunicação fácil com o cliente, como um chatbot ou e-mail, também pode influenciar nesse aspecto, pois assim ele conseguirá sanar as suas dúvidas e acabar formalizando a compra.
Crie conteúdo relevante para gerar leads
A criação de conteúdo relevante pode ser seu grande aliado nas estratégias de marketing digital para e-commerce. Com ele, é possível investir de duas formas:
A primeira é trabalhar na descrição dos produtos de loja virtual, a qual é possível aplicar técnicas de SEO para que o Google posicione o seu e-commerce da melhor forma possível na busca orgânica.
Caso você tenha a descrição alinhada do próprio fornecedor, o ideal é utilizá-la como base e para criar outra original, além de pensar no melhor encaixa de palavras-chave e SEO, pois quando falamos de posicionamento, o Google preza por conteúdos originais.
Por exemplo: você pode inserir uma palavra chave de ligação, como para raio, que é um hiperlink que te leva a outro atalho.
Invista em E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta super poderosa do marketing digital. Pois, não é novidade para ninguém que, o e-mail ainda é um dos meios mais eficientes de relacionamento na internet.
Por isso, é importante aprimorar o relacionamento dos leads e cliente por meio de contato frequente, para que eles não esqueçam do seu negócio. Inclusive, para o segmento de e-commerce, as ações de funil de vendas se concentram no e-mail marketing.
Apenas tenha cautela para não ser invasivo, enviando uma quantidade de e-mails muito grande durante a semana.
Para que as suas estratégias tenham um bom resultado, comece segmentando seu público-alvo com base em seus interesses e interações anteriores.
Por meio disso, será possível direcionar uma comunicação mais focada naqueles que realmente tenham interesse, aumentando as chances de conversão de leads.
Aposte nisso e veja como segmentará seu e-commerce
Com essas dicas vimos a importância de aliar o marketing digital com as estratégias do seu e-commerce. Porém, não se esqueça que resultados não chegam do dia para noite. Por isso, é importante ter paciência para construir uma boa imagem ao seu negócio.
Além disso, vale ressaltar que as mídias sociais são fundamentais para o sucesso do seu e-commerce. Por isso, faça postagens que foque na interação dos consumidores com a sua página.
Por exemplo, se você tem uma loja de galvanização a fogo, você pode postar a promoção de um serviço com a seguinte descrição ‘’Marque aqui seu amigo que precisa revestir seus equipamento…’’
Ações como essas auxiliam na indicação da loja e faz com que as pessoas conheçam seus produtos.