Saiba quais são os principais erros de marketing digital e o que a empresa pode fazer para não cair nessa armadilha.
Utilizar os canais digitais para divulgar os produtos e serviços da empresa é uma ótima maneira de impulsionar as vendas.
O problema é quando são cometidos erros de marketing digital, esses podem trazer o efeito inverso. Eles podem afastar os clientes, causar uma imagem ruim da empresa ou não resultar na reação esperada.
Para que isso não venha a acontecer, veja quais são os erros de marketing digital que devem ser evitados.
1. Não planejar as estratégias de marketing
É preciso fazer um planejamento de quais ações serão utilizadas, em qual canal e qual objetivo elas devem atingir. Sem que siga essas orientações, a chance do seu público e até a empresa ficarem perdidos é grande.
Determinar a periodicidade de publicação, os temas abordados e o que se deseja com cada ação, será essencial.
2. Deixar de mensurar o tráfego orgânico
De que adianta montar uma estratégia e planejar se não acompanhar os resultados? Por exemplo, se planejar uma ação promocional para vender seguro auto parcial no Facebook e no blog precisa saber qual dá mais resultado.
Isso quer dizer que não basta adicionar um CTA, pois você deve usar as ferramentas que permitam essa medição. O Google Analytics é bastante difundido para esse fim e ajudará no acompanhamento necessário.
3. Acreditar que o conteúdo se promoverá sozinho
Investir em conteúdo é essencial para nutrir os leitores e criar credibilidade para a marca. Ele deve ter boa qualidade e apresentar soluções para as principais dores.
O material produzido pode ser colocado no blog ou em formato de e-book disponível para download.
Os erros de marketing de conteúdo acontecem quando a estratégia acaba nesse ponto. É preciso promover o conteúdo para que as pessoas saibam que ele existe. Nem todos terão a iniciativa de entrar no blog para saber se existem novas publicações.
Então promova os conteúdos nos canais que a empresa utiliza, como redes sociais, sites parceiros e outros. Quanto maior a divulgação, melhores as chances de chegar a um público vasto.
4. Não pensar nos mecanismos de busca
É um fato que a internet tem sido usada para fazer negócios, porém, deve-se entender como as pessoas chegam até a empresa.
Vamos supor que uma pessoa esteja buscando por seguro auto parcial, provavelmente usará o Google ou outro buscador para encontrar opções. Isso torna necessário trabalhar o SEO dos textos e páginas.
As palavras-chaves devem ser evidenciadas, o uso de links, escaneabilidade e outros devem estar ajustados. Dessa forma será possível conseguir melhores colocações no ranking de resultados.
5. Não focar no produto
A empresa pode ter um nome a zelar e credibilidade, mas, muitas vezes, o interesse é no produto e não em quem está vendendo.
O cliente busca uma solução para seus problemas e quer saber quais são elas e não história da empresa. É preciso dar a ele opções, como um seguro auto parcial se ele quiser economizar ou um seguro completo se a ideia é ter a máxima proteção.
Quanto mais informações o produto tiver e for de fácil entendimento, o aceite pelo cliente se torna mais provável.
6. Esquecer o mobile
Um dos grandes erros do marketing digital é pensar que os clientes sempre usam o computador. Pelo contrário, as pessoas são usuárias mobile, isso quer dizer que utilizam o smartphone para acessar a internet.
Otimizar o site, blog e e-commerce para que esteja acessível nos dispositivos móveis garante que ele seja mais acessível e atinja um público maior.
Sempre deve-se pensar no usuário que utiliza o computador e o mobile, principalmente porque esse segundo grupo não para de crescer.
7. Não diversificar no conteúdo
Apostar em textos que ajudem os consumidores com as suas dores é sempre uma boa opção, porém, não se pode restringir o conteúdo.
Os vídeos, podcasts, imagens e outros recursos podem ser usados na produção de conteúdo. É possível criar mais de um formato para o mesmo tema. Por exemplo, se for explicar o que é como contratar um seguro auto barato pode fazer isso em texto, gravar o áudio e fazer um vídeo.
Essa estratégia de marketing digital permite que se tenha um alcance maior, já que cada pessoa prefere um formato.
8. Não interagir
Um dos grandes erros do marketing digital é achar que a internet não é uma via de duas mãos. Se a empresa fala, os consumidores respondem e também querem ser respondidos.
Use as redes sociais, comentários do blog e outros para sempre interagir com o público. Responda as questões, comente e mostre o quanto a empresa está atenta às necessidades de quem interage com ela.
Os erros de marketing digital podem comprometer a empresa e gerar desperdício de recursos, mas, fazendo a coisa certa é possível ter um bom retorno.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.