Há muitos componentes que são importantes para a realização de vendas on-line, e o design do website tem um papel definitivo para que isso aconteça. Um projeto bem sucedido de comércio eletrônico na web pode ajudar a dar aos clientes uma melhor experiência e potencialmente levar a mais vendas.
A construção de websites pode ser complicada se for sua primeira vez, mas há vários elementos que são essenciais para o sucesso de seu comércio eletrônico, e você nunca deve deixá-los de fora:
1. Escolha a plataforma certa
Existem diferentes construtores de websites de comércio eletrônico que você pode usar hoje, oferecendo diferentes características e preços, e você precisa ter certeza de que a opção escolhida é a mais apropriada. Por exemplo, se você quer o melhor controle criativo para seu website, então você deve ir para o Squarespace. Da mesma forma, se você quer um construtor de website que seja mais fácil de usar, então GoDaddy é a sua resposta.
2. Não descuide de seu logotipo
Existem todos os tipos de sites de comércio eletrônico na Internet. Portanto, se você quiser se destacar, você precisa de uma marca de alta qualidade. Por exemplo, você precisa criar um logotipo que seja único e encapsule sua marca. Você pode usar uma boa ferramenta de design de logotipo para criar o design você mesmo. Ferramentas avançadas de design de logotipos permitem que você crie logotipos premium com facilidade e rapidez. Você não precisa de nenhum background de design ou habilidades específicas para usar estas ferramentas.
3. Use imagens de qualidade
A estética desempenha um enorme papel para fazer de um site de comércio eletrônico um sucesso. Lembre-se, seus visitantes irão julgar sua loja online com base na apresentação. Se você estiver usando imagens de baixa qualidade, ou pior – sem usar nenhuma imagem, então os visitantes não confiarão em você e irão a outro lugar. Certifique-se de usar imagens de alta resolução em seu website, incluindo as imagens dos produtos. Há muitos websites que fornecem fotos HD sem direitos autorais, que você pode baixar.
4. Certifique-se de que seus dados de contato estejam atualizados
A página “Fale conosco” é uma das páginas mais importantes de um site de e-Commerce. Portanto, certifique-se de que os detalhes fornecidos nesta página – sua localização, número de telefone, endereço de e-mail, etc. – estejam corretos e atualizados.
5. Chame a atenção com os Pop-Ups
Quase metade dos visitantes que você recebe em seu site sai em um minuto. Portanto, você tem tempo limitado para captar a atenção dos visitantes. Anúncios pop-up, quando usados corretamente, podem ajudar com esta exigência. Estes anúncios são vistosos, envolventes e podem facilmente captar a atenção dos visitantes do site. Dito isto, você deve usar estes anúncios com cuidado. Se você os usar de forma agressiva, então você pode acabar irritando os usuários.
6. Otimizar para os celulares
A maioria das pessoas acessa a Internet através de dispositivos móveis. Na verdade, os usuários móveis estão aumentando com o tempo. Isto significa que se você quiser que seu website tenha um bom desempenho, então você deve otimizá-lo para dispositivos móveis. O website deve ser capaz de se adaptar automaticamente a pequenas telas, mudar fontes e imagens e tornar a navegação mais fácil para usuários móveis.
7. Use CTAs fortes
Se você quiser melhorar a taxa de conversão dos visitantes de seu website, então você deve incorporar um forte CTA aka Call to Action em seu website. Um CTA diz aos visitantes que ação tomar depois que eles entenderem sua marca e os produtos/serviços que você está vendendo. Portanto, invista tempo para entender como escrever “Call to Action” (Chamada para Ação).
Então, aí você tem – 7 elementos essenciais no design do site de comércio eletrônico que você deve definitivamente incluir. Ao projetar, tenha sempre em mente que seu objetivo é tornar o processo de fazer uma compra on-line o mais fácil possível para o consumidor. Boa sorte!