Não importa o tamanho da sua empresa, você precisa da Internet para se promover melhor. Esse é especialmente o propósito dos sites, mas a competição na Internet é tão acirrada que não basta ter um site para ser visível.
Como prova, de acordo com números publicados pela Internet Live Stats, em janeiro de 2020 havia mais de 1,6 bilhão de sites no mundo. A melhor estratégia para atrair visitantes para o seu site é o SEO (Search Engine Optimization) ou referência natural. O objetivo dessa operação é posicionar um site entre os primeiros resultados de pesquisa sem pagar por publicidade.
Primeiro ponto-chave de SEO: tenha um site seguro
O desenvolvimento da Internet e das tecnologias anda de mãos dadas com o crime cibernético, os hackers estão trabalhando cada vez mais na sofisticação de seus métodos de ação. Os atos de ciberataque que chegam às manchetes levam os usuários da rede a suspeitarem da Internet.
Para tranquilizar seu alvo, proteja seu site. Para ganhar a confiança dos internautas e se provar confiável, você deve optar pelo protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure). Este último é mais seguro que o HTTP (HyperText Transfer Protocol) e é identificado por um cadeado fechado à esquerda do endereço do site. Se o seu site foi criado em HTTP, você deve migrar para HTTPS.
O Google, maior mecanismo de busca do mundo, dá grande importância ao uso de HTTPS . Para proteger seus usuários de vazamentos e roubo de dados pessoais, o gigante da web favorece os sites seguros durante a indexação.
Entre eles, alguns são responsáveis por verificar o nível de segurança das páginas que digitalizam. Assim, as SERPs (páginas de resultados de busca) são organizadas de forma que os primeiros resultados sejam, entre outros critérios, aqueles oferecidos por sites com protocolo HTTPS.
Crie conteúdo relevante, otimizado e original
O segundo ponto chave do SEO para respeitar uma referência natural de sucesso de um site é a criação de conteúdo de qualidade. Com textos bem escritos, acompanhados de imagens ilustrativas e organizados em categorias, você terá uma boa estrutura do site, o que é fundamental em SEO. Isso facilita o rastreamento dos robôs do mecanismo de pesquisa e melhora a experiência do usuário (UX).
Para criar conteúdo relevante, você deve levar em consideração as necessidades de seu público-alvo, fale sobre os assuntos que interessam a ele. Para chegar lá, você precisa fazer uma pequena pesquisa ou estudar o upstream para ver o que os sites concorrentes de sucesso estão oferecendo. Seu conteúdo também deve ser consistente para ser facilmente compreendido por todos os perfis de leitores.
Publicar textos bem escritos não é garantia de obter tráfego para seu site. O conteúdo também deve ser otimizado para referência natural. Portanto, você deve respeitar as regras de SEO do Google para que seus algoritmos indexem o seu site nas consultas de seu interesse. Para esse fim, coloque as palavras-chave no centro de sua estratégia de direitos autorais.
No entanto, as palavras-chave devem ser usadas com moderação, pois o Google sanciona o uso de palavras-chave. A aplicação de tags Hn também é essencial para ter um conteúdo otimizado.
Por fim, certifique-se de que seu conteúdo não seja duplicado para evitar penalidades do Google. Cada texto deve ser original e, portanto, único.
Otimize as imagens – terceiro ponto importante de SEO
O Imagens do Google é cada vez mais usado por usuários da Internet para pesquisar imagens. A imagem SEO torna-se uma necessidade para melhorar o SEO de um website.
Ao fazer referência às imagens que ilustram sua escrita, as chances de suas páginas receberem novos visitantes são dez vezes maiores. Para obter o máximo das imagens, certifique-se de que sejam de alta qualidade. Você não precisa usar suas próprias fotos. Existem bancos de imagens livres de royalties na Internet cujo download é legal. Do Fotolia à imagem gratuita via Pixambo, muitos sites oferecem imagens de qualidade gratuitamente.
Para fazer referência a uma imagem adequadamente, considere nomeá-la usando palavras-chave. Para obter informações, os robôs de indexação do Google não conseguem ler as imagens no momento. Cabe a você dizer a eles o que sua imagem representa .
Por exemplo, para fazer referência a uma foto de um campo de futebol, evite um nome como IMG000.jpg. Em vez disso, use um nome que se assemelhe diretamente à imagem: terrain-foot.jpg.
Além do nome, você deve preencher a tag ALT, que é o texto alternativo exibido quando o ponteiro passa sobre a imagem. Inclua palavras-chave na tag ALT.
Além disso, dê preferência aos formatos de imagem JPG, PNG e GIF, pois são facilmente analisados pelos motores de busca.
Acelere a velocidade de carregamento da página
Com a abundância de sites que abordam o mesmo tema na internet, ninguém permanece em uma página que demora para carregar. O tempo de carregamento das páginas de um site é um critério importante para o UX (user experience) ou a experiência do usuário.
O Google é exigente quanto à satisfação dos usuários da Internet, ele dá importância às páginas que carregam rapidamente. O carregamento de uma página deve ser feito em no máximo 3 segundos. Você pode medir a velocidade de carregamento do seu site usando uma ferramenta como o PageSpeed Insights.
Se o tempo de carregamento de suas páginas não for o ideal, você pode melhorá-lo. Além de códigos mal otimizados ou problemas de servidor, as imagens podem retardar o carregamento da página.
Otimize o site para navegação móvel
A navegação móvel continua crescendo cada vez mais. Como prova desse fenômeno, em 2020, o tráfego de internet por smartphones e tablets foi estimado em 50,1%. Um dos pontos-chave para o SEO bem sucedido de um site é, portanto, estruturar o site de forma que seja facilmente utilizável por meio de dispositivos móveis. O Google, que se adapta aos novos hábitos de seus usuários, recompensa os sites móveis responsivos. Portanto, será mais provável que seu site seja encontrado nos primeiros resultados de pesquisa se oferecer uma navegação móvel suave.
Para otimizar seu site para navegação por celular ou tablet, você deve certificar-se de que seu conteúdo é compatível com dispositivos móveis. Obviamente, você deve oferecer páginas otimizadas para smartphones e tablets. Além disso, não hesite em adotar uma abordagem que priorize o dispositivo móvel. Será então uma questão de desenhar um site especialmente para a navegação móvel.
Nesse caso, toda a estrutura do site é otimizada para permitir que os usuários de smartphones e tablets tenham uma ótima experiência de navegação. Ao implementar essas estratégias, você pode empregar várias dicas para medir e analisar a melhoria em seu desempenho de SEO.
Ponto-chave final de SEO: crie uma comunidade em torno do site
Assim que o trabalho técnico estiver concluído, finalmente concentre-se no aspecto humano para trazer tráfego para o seu site. O décimo e último ponto-chave do SEO é unir as pessoas que lêem seus artigos.
O objetivo: criar neles o sentimento de pertencimento a uma comunidade. Para isso mostre-se próximo a eles respondendo regularmente aos comentários e agradecendo a todos por seguirem você.
Você também pode organizar interações e competições de tempos em tempos para criar uma emulação saudável dentro da comunidade.
Para que mais pessoas se interessem pelo seu site, invista nas redes sociais. Em cada uma de suas páginas, deve haver botões de compartilhamento. Eles serão usados para transmitir seu conteúdo nas redes sociais mais populares, como Facebook, Instagram, etc.
Incentive seus leitores a compartilhar seus artigos e convide-os para suas páginas ou para seus grupos, se houver algum nas redes sociais. Isso vai impulsionar o referenciamento natural do seu site, pois quanto mais visitas ele tiver, mais o Google se convencerá de sua confiabilidade e qualidade.