O que é dropshipping e como começar a vender pela internet?

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É bem provável que você já teve algum contato com o dropshipping mesmo sem saber. Essa modalidade de e-commerce está crescendo cada vez mais e consequentemente, chamando mais a atenção de novos empreendedores em busca de uma oportunidade de começar sua primeira loja virtual.

Ao longo desse artigo você aprenderá o que é dropshipping, como esse modelo de loja funciona e também verá algumas dicas importantes para começar a trabalhar com isso.

O que é dropshipping?

Dropshipping é uma modalidade de e-commerce onde o lojista vende o produto sem ter estoque próprio, deixando o processamento e logística do pedido diretamente com o fornecedor.

Em outras palavras, o cliente faz a compra na sua loja e você usa esse dinheiro do pedido original para fazer um novo pedido em outra loja usando os dados do seu cliente.

E isso elimina totalmente a necessidade de você ter estoque. Seu cliente nunca saberá que o pedido veio de um lugar terceirizado.

Não ficou muito claro? Confira o passo-a-passo na imagem abaixo: 

1 – O cliente faz o pedido na sua loja

2 – Você faz o pedido com o fornecedor (ou em outra loja)

3 – O fornecedor envia direto para a casa do seu cliente.

E é por isso que o dropshipping é tão acessível para quem está iniciando a sua primeira loja online. Como você não precisa ter estoque físico e acaba não tendo que lidar com a logística diretamente, se torna muito mais barato e fácil tocar a sua operação.

Com a popularização do marketing digital, cada vez mais pessoas estão investindo nesse modelo e buscando uma maneira de ganhar dinheiro com dropshipping.

Tipos de dropshipping

O dropshipping pode ser dividido em duas categorias: internacional ou nacional. O que difere um do outro é principalmente o local de onde você está pegando os seus produtos.

Vamos comparar as principais vantagens e desvantagens entre esses dois modelos?

Dropshipping nacional

O drop nacional ganha uma grande vantagem nos prazos de entrega e também na facilidade de comunicação com os fornecedores, mas ao mesmo tempo é mais difícil de ser praticado do que o internacional.

As poucas ferramentas dedicadas para automatizar os pedidos acabam complicando o processo e muitas vezes você passa a depender de planilhas de pedidos e de fornecedores que aceitam trabalhar dessa maneira.

Outro problema é que o dropshipping nacional ainda não é muito maduro, mas se você investir um bom tempo e montar uma base sólida de operação, verá os benefícios de um tempo de entrega reduzido e terá muitos clientes satisfeitos.

Por outro lado, se você encontrar fornecedores fixos também terá maiores chances de negociar os preços de acordo com o volume dos seus pedidos, podendo aumentar sua margem de lucro.

E não subestime a facilidade de comunicação com os fornecedores nacionais. Ter alguém que trabalha no mesmo fuso horário que você, que fala o mesmo idioma e que está sempre a um e-mail ou WhatsApp de distância é muito valioso.

Dropshipping internacional (dropshipping da China)

De longe essa é a modalidade mais popular e mais praticada de dropshipping aqui no Brasil, e provavelmente, no mundo inteiro. Se você encontrar uma loja de dropshipping na internet, eu diria que tem uma chance de 95% dessa loja usar um fornecedor da China.

E não é muito difícil de entender o porquê disso. Em primeiro lugar, os produtos são bem mais baratos do que em outros lugares. E como muitas vezes você vai comprar o produto de outra loja para revender pro seu cliente, qualquer margem de lucro pode fazer muita diferença.

Outra grande vantagem está na parte operacional. O dropshipping é muito forte na China, eles estão acostumados a fornecer produtos para o mundo inteiro, ou seja, você não terá nenhuma dificuldade em encontrar fornecedores qualificados, profissionais e que estejam dispostos a fazer negócios repetidamente com você.

E por fim, temos a parte de integrações. Existem algumas ferramentas que fazem praticamente todo o trabalho pra você e praticamente gerenciam toda sua loja automaticamente. 

Por exemplo, considerando que você vá usar produtos do Aliexpress, você pode usar uma ferramenta que gera um pedido automaticamente no Aliexpress com os dados do seu cliente assim que o seu cliente termina a compra na sua loja. Ou seja, você só vai ter o trabalho de pagar o pedido no Aliexpress, não será necessário fazer o processamento manual.

Mas isso tudo vem a custo de uma coisa: prazo de entrega. No melhor dos casos, o pedido chegará da China para a casa do cliente em 15 dias ou menos, mas na média, o prazo é de 20 a 35 dias.

E muitos clientes ficam impacientes com essa espera, e cabe a você trabalhar no pós-venda e buscar jeitos de acalmar o cliente. Uma boa maneira de fazer isso é com atualizações no status de rastreamento do pedido. Recomendamos que você tenha uma página dedicada no seu site para isso.

Loja de nicho ou genérica? Qual é a melhor?

Esse é um debate bem antigo e que está sempre em discussão no mundo do dropshipping. Afinal de contas, o que é melhor: ter uma loja genérica ou uma loja de nicho?

Nesse caso não existe uma resposta universal, mas você pode analisar os prós e contras de cada modelo para chegar na sua própria conclusão.

Loja de nicho (nichada)

Uma loja de nicho é focada em vender apenas um tipo de produto, ou em alguns casos, até mesmo um único produto. O objetivo desse tipo de loja é não distrair o cliente e fazer com que ele compre o que ele já estava buscando.

Trabalhar com uma loja de nicho permite que você crie uma identidade de marca bem forte, o que é muito valioso para o processo de escala.

Pense o seguinte: você prefere comprar um produto de informática de uma loja que vende apenas isso ou de uma loja que vende produtos de informática e artigos de pet shop? Se você é como eu e a maioria da população, escolheu a primeira opção.

Ter uma loja nichada passa mais segurança ao seu cliente, você ganha mais autoridade e facilita na hora de criar o design da sua loja, pois você pode fazer algo personalizado que seja compatível com o seu ramo de atuação.

Loja genérica

Ao acessar uma loja genérica você encontrará todo tipo de produto diferente. Não se espante se a mesma loja que vende produtos para a casa também estiver vendendo roupas e eletrônicos, isso é bem comum.

A principal vantagem desse tipo de loja é poder testar vários produtos diferentes ao mesmo tempo e ver qual se sai melhor para poder escalar em cima dele depois. Como esse tipo de loja não tem uma identidade 100% definida, fica mais fácil inserir e retirar novos produtos a qualquer hora sem causar espanto nos clientes.

Outro ponto positivo é poder atingir vários públicos diferentes ao mesmo tempo, embora isso demande conhecimento de tráfego pago para conseguir direcionar os produtos certos para o público certo.

No entanto, na minha opinião, é bem mais difícil fidelizar clientes numa loja genérica do que é em uma loja nichada. Como sua loja não é especializada em nada ela não fica bem gravada na memória do cliente. 

A loja genérica é uma opção mais amigável para quem está começando no dropshipping e ainda não encontrou seu principal ramo de atuação. Mas no final das contas, cabe a você analisar e decidir qual dos dois tipos é mais interessante. Os dois certamente são viáveis.

O que você precisa saber antes de abrir sua loja de dropshipping?

Assim como todo negócio, existem alguns segredinhos no dropshipping que podem lhe ajudar a garantir um início favorável e uma operação lucrativa.

Domine o tráfego pago

Uma boa loja online vive e morre pelo seu marketing. Para garantir que seus produtos cheguem ao público certo você precisa saber como fazer um bom anúncio, ou seja, investir bem em tráfego pago. Um bom jeito de fazer isso é pelo Google Ads ou pelo Facebook.

Arrisco a dizer que é basicamente impossível você ter vendas orgânicas no início da sua loja, portanto, o tráfego pago será sua arma mais poderosa para conseguir chamar as pessoas pra sua loja.

Aprenda um pouco sobre copywriting

Esse aqui é um complemento ao ponto anterior. Não adianta nada você saber tudo sobre tráfego pago, como escolher os melhores públicos e fazer os melhores anúncios se a sua copy for fraca.

Você sabe o que é um bom copywriting? Num bom copywriting você consegue demonstrar o valor do seu produto e o que ele pode passar pro seu cliente. Não é uma simples questão de vender o produto, você tem que vender a solução, vender o benefício.

Estudar sobre copywriting e praticar bastante é o melhor jeito de aprender a criar anúncios cativantes e que convertam bem. E essa é a alma de uma loja bem-sucedida.

É necessário investir

No começo do artigo eu mencionei que ter uma loja de dropshipping era muito mais barato do que uma loja com estoque próprio. E isso ainda é verdade.

Mas isso não quer dizer que você vai conseguir começar sem gastar um centavo. Pode ser que você tenha que gastar com cursos, mentorias ou testes de produtos, tudo depende do seu conhecimento anterior e de quanto conteúdo gratuito de qualidade você encontrará no YouTube.

Mesmo que você consiga economizar nesses pontos acima ainda tem o tráfego pago. E isso com certeza não dá pra escapar. O valor exato a ser investido varia bastante, mas acredito que começar com menos de R$300 é um desafio enorme.

Como começar a fazer dropshipping? 3 dicas essenciais para quem quer começar

Escolha uma boa plataforma

Vamos colocar de um jeito bem simples: uma boa plataforma de e-commerce ajuda a simplificar sua vida e ao mesmo tempo oferece possibilidades de personalização para sua loja online.

Escolher uma plataforma é uma das decisões mais importantes que você vai tomar, pois ela pode ditar o sucesso ou o fracasso da sua loja. Opte por plataformas que tenham um foco em conversão e que apresentem vários aplicativos para lhe ajudar a vender melhor.

Existem ótimas opções de plataformas brasileiras que proporcionam isso a você. Algumas inclusive possuem planos sem mensalidade. 

Faça sua pesquisa com bastante atenção e escolha com cuidado para não se arrepender no futuro.

Mineração de produtos

Se você já pesquisou sobre dropshipping é bem provável que já tenha ouvido falar sobre mineração de produtos ou produtos vencedores.

O nome é bem auto-explicativo, mineração de produto é o processo de procurar e achar produtos para colocar em sua loja.

E um produto vencedor é aquele que já foi testado e aprovado por outras lojas e que apresenta um bom potencial de gerar altas vendas para você. Normalmente são produtos fáceis de serem vendidos pois contam com benefícios claros.

Mas tem uma pegadinha: quando muita gente vende o mesmo produto vencedor ele acaba saturando o mercado rapidamente e se torna muito difícil vendê-lo. Às vezes é mais viável você encontrar o seu próprio produto vencedor em vez de só seguir a onda de outras pessoas.

Um bom atendimento faz toda a diferença

Nossa última dica não está relacionada diretamente com a parte operacional, mas ainda assim é extremamente importante. 

A expectativa que os clientes têm em receber um bom atendimento está mais alta do que nunca. Ou o seu atendimento é ótimo ou sua empresa será esquecida. Tratar seus clientes com respeito, cordialidade e responder rapidamente são jeitos garantidos de conquistar o coração dos clientes e fazê-los querer retornar.

Isso ainda pode gerar ótimas provas sociais para você em forma de recomendação desses clientes. Por exemplo, se um cliente ficou contente com sua compra, você pode pedir para ele deixar a opinião em um dos seus anúncios no Facebook. Isso passa confiança para as próximas pessoas que verem esse anúncio. Você só tem a ganhar.

Certamente não é fácil oferecer um atendimento de qualidade e rápido, mas o esforço vale muito a pena.

Conclusão

O dropshipping é um modelo de negócios que vem crescendo sem parar. Ele consiste em vender produtos para seu cliente sem ter um estoque físico próprio, contando com o fornecedor para fazer o envio do produto direto para o endereço do cliente.

Embora montar uma loja de dropshipping seja bem fácil no começo, existem alguns segredos que fazem toda a diferença na hora de começar seu negócio com o pé direito.

Investir em cursos e tráfego pago faz toda a diferença para garantir que sua loja alcance o público certo. Enquanto a plataforma, o copywriting e uma boa mineração de produtos ajudam a garantir o sucesso das vendas.

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