QUAL A REAL IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE MENSAGENS?

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Você, que possui um pequeno negócio, certamente percebeu que é impossível não utilizar qualquer tipo de aplicativo de mensagens para se relacionar com seus clientes, não é mesmo?

Seja por WhatsApp, Facebook Messenger ou Telegram, muitas empresas conseguiram ampliar seus negócios e viram seus números crescerem exponencialmente com o uso desses aplicativos. E o motivo de tanta popularidade? A facilidade que os usuários têm em baixar e utilizar app’s como esses. Veja o Whatsapp, por exemplo: ele lidera o ranking como aplicativo mais usado pelos brasileiros, seguido pelo Instagram. Ou seja, se você quer ser notado e se conectar com seus clientes, a melhor maneira é através do marketing de mensagens!

Qual a utilidade do marketing de mensagens no seu negócio?

Se você ainda não percebeu, o marketing de mensagens é a maneira mais prática, rápida e econômica de se relacionar com os clientes. Com o avanço do número de e-commerces este ano, manter contato constante é essencial para você se diferenciar da concorrência. Em 2020, o número delojas exclusivamente virtuais cresceu 40,7% e isso gerou uma necessidade ainda maior de otimizar as ferramentas de comunicação. Vamos elencar aqui as principais vantagens de utilizar o marketing de mensagens na sua empresa!

Praticidade e conveniência para o seu cliente

Além da grande popularidade dos aplicativos, o marketing de mensagens é uma forma mais conveniente para os clientes , que têm um atendimento mais dinâmico, esperam menos tempo, têm a sensação de exclusividade, porque você pode utilizar uma linguagem personalizada e atraente. Além de evitar que eles percam tempo e se irritem com a sua empresa, tendo que ligar em uma central de atendimento. 

Momento certo para oferecer seu produto

Outro ponto a se destacar, é que nos aplicativos de mensagem os clientes estarão mais à vontade e serão mais receptivos às suas ofertas de produtos ou serviços. Como eles podem optar pelo melhor momento para interagir, as chances de rejeição diminuem. Diferente, por exemplo, se você tentar ligar para o cliente em um momento inconveniente, fazendo-o se lembrar negativamente da sua empresa. O importante é manter a conversa leve, no tom da marca, para não causar estranheza no consumidor com uma linguagem muito formal.

Criar conversas relevantes e envolventes

Se você já pesquisou sobre marketing na atualidade, sabe que o conteúdo é rei! Use o marketing de mensagens para trazer informações relevantes para o seu consumidor, estreitar o relacionamento e aumentar o market share da sua empresa. Imagine que você possui uma loja de roupas, além de mostrar ao seu cliente as novidades do seu catálogo, você pode enviar dicas de cuidado com os tecidos, dicas de lavagem, técnicas para dobrar as roupas sem amassar. Essas informações são aquelas que o cliente compartilha com amigos e que podem ampliar seus negócios de forma orgânica!

Aumentar o tráfego para outros canais

Você pode aproveitar o marketing de mensagens para potencializar seus outros canais de informação, como sua newsletter e o Instagram. Compartilhar pequenos fragmentos, em uma linguagem persuasiva e envolvente, que desperte a curiosidade e faça com que o cliente consuma sua informação em diferentes plataformas.

Otimizar o atendimento

Com um sistema ágil para interagir com o cliente, você pode prestar assistência e esclarecer dúvidas para que seu consumidor avance na jornada de compra. A abertura de chamados de manutenção, por exemplo, pode ser facilitada e o cliente não fica esperando horas para ser atendido. Há até mesmo a possibilidade de configurar chatbots de atendimento, com modelos no Whatsapp, para agilizar as conversas. Imagine o atendimento automatizado em uma pizzaria. O consumidor entra em contato por mensagem, é atendido primeiramente pelo chatbot que disponibiliza o cardápio, fornece as opções e depois repassa para um atendimento humano dar seguimento. Isso faz com que mais clientes possam ser atendidos simultaneamente, gerando mais vendas.

Usando o marketing de mensagens de forma profissional

Muito bem, você está utilizando o Whatsapp para interagir e atender seus clientes. Mas, você precisa manter as coisas profissionais e a melhor maneira de passar segurança e confiabilidade para o seu consumidor é obter uma conta Business. Essa é a versão profissional, que oferece recursos exclusivos que podem ajudá-lo a impulsionar suas vendas.

Investir em uma boa tecnologia para gerenciar suas vendas por mensagens também é o ideal. Imagine que você possui 500 contatos salvos no seu celular, e diariamente precisa falar com 50 pessoas diferentes. Como você vai se lembrar do que cada um precisa ou qual o perfil de cada cliente para saber o que oferecer? Difícil, não é mesmo? O ideal é que você possa tratar cada um individualmente, sem as limitações que os celulares ocasionam, como gerenciar apenas um número por aparelho ou ter que adquirir múltiplos aparelhos para equipes de vendas.

Já existe uma ferramenta que permite a utilização de múltiplos usuários em um whatsapp, assim, com um mesmo número de telefone, você consegue redistribuir os clientes entre os seus vendedores. Cada cliente possui uma ficha com as informações, como em uma plataforma de CRM, mas, através do marketing de mensagens!

Tudo certo? Então, comece!

Como você pode perceber, o marketing de mensagens eleva o potencial do seu negócio e traz inúmeros benefícios para todos os tipos de empresas. Além de ser prático e acessível para todos os consumidores. Usar a tática certa, com a ferramenta ideal, uma linguagem assertiva e um posicionamento objetivo vão fazer com que sua estratégia comercial obtenha resultados ainda mais impressionantes com o marketing de mensagens.

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