Então, você criou uma página comercial do Facebook há vários anos porque sabia que ter uma era essencial para todos os negócios.
Ótimo!
Você preencheu o básico, publicou o conteúdo e até criou uma pequena comunidade.
Também é ótimo – mas simplesmente criar uma página no Facebook não é suficiente – pelo menos não em 2020 e certamente não nos próximos anos.
Para ter sucesso no cenário de mídia social em evolução, as marcas precisam dos recursos, estratégia e entendimento certos de como alavancar plataformas sociais de maneira eficaz.
Para o Facebook, isso significa saber como o algoritmo e as páginas comerciais interagem e mudam regularmente.
Sem essa percepção e capacidade de articular, as empresas têm menos probabilidade de colher os benefícios de se conectar com seu público-alvo de maneira significativa por meio da rede social.
Mas não se preocupe, temos algumas dicas rápidas sobre como otimizar melhor sua página para maximizar os resultados.
Como o algoritmo do Facebook mudou para usuários e marcas em 2018 (Isso, já faz um pouco de tempo, mas ainda é válido)
Após o escândalo de dados da Cambridge Analytica, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, abordou a preocupação pública em relação à priorização do conteúdo que chega aos feeds de notícias dos usuários.
Em uma declaração de 11 de janeiro de 2018, Zuckerberg indicou que uma das principais diretrizes de 2018 para a equipe de produtos do Facebook seria redefinir a prioridade e “incentivar interações significativas entre as pessoas”.
O que isso significava? A plataforma social faria ajustes significativos em seu algoritmo nos próximos meses que:
Coloque maior ênfase e visibilidade no conteúdo compartilhado ou no envolvimento de amigos, familiares e grupos.
Reduza a visibilidade do conteúdo publicado por empresas, marcas e mídia que não promove a conectividade entre indivíduos.
Sob o novo algoritmo, o Facebook identifica e prioriza “interações significativas” entre amigos – ou compromissos ativos como postar conteúdo original, comentar, compartilhar e reagir.
Esses comportamentos dos usuários têm precedência sobre interações passivas, como visualizações e cliques, o que significa que o que seus amigos, familiares e grupos compartilham e se envolvem ativamente é mais provável de encontrar seu caminho no seu Feed de notícias.
Como resultado, as marcas estão achando cada vez mais difícil obter conteúdo para seus públicos-alvo organicamente.
O Facebook ainda está comprometido em apoiar as empresas como um canal eficaz de publicidade e marketing.
Com isso em mente, a plataforma lançou uma série de atualizações para ajudar as Páginas de Negócios das marcas a se alinharem melhor com a missão e as oportunidades revisadas da empresa de exibir conteúdo de uma maneira útil para os usuários finais.
Como aproveitar ao máximo sua página de negócios no Facebook em 2020
Como você provavelmente pode presumir das atualizações de 2018 e posteriormente em 2019 acima mencionadas, se você não revisou e otimizou sua página do Facebook recentemente, poderá estar perdendo oportunidades de ganhos rápidos para aumentar a presença da sua marca, apoiar as metas de negócios e, finalmente, criar uma experiência melhor para o seu público-alvo.
Desde a alavancagem de modelos de página até os recursos aprimorados de mensageiro, o Facebook dobrou a quantidade de personalização e ferramentas disponíveis para as marcas.
Em 2020, faça uma Resolução de Ano Novo para adotar uma abordagem mais estratégica e ponderada sobre como você desenvolve e mantém sua presença no Facebook.
Aqui estão algumas dicas rápidas e fáceis de implementar!
1. Atualize seu modelo de página
Encontrado em Configurações da página, o Facebook oferece uma variedade de modelos de página comercial com botões e guias padrão para ajudar os profissionais de publicidade e marketing a exibir o conteúdo da maneira que melhor se alinha com o tipo e as metas da sua empresa.
Embora as opções de modelo pareçam um pouco semelhantes, elas priorizam as informações com base em sua empresa ou setor – como a promoção do botão de apelo à ação “doar” ou a capacidade de iniciar um levantamento de fundos para uma organização sem fins lucrativos local.
Os modelos atuais da Página de negócios incluem:
- O negócio
- Sem fins lucrativos
- Políticos
- Serviços
- Compras
- Restaurantes e Cafés
- Instalações
- Página de vídeo
- Padrão
Para aproveitar ao máximo seu modelo, verifique se você está utilizando totalmente as guias incluídas.
Por exemplo, os restaurantes podem fazer upload de menus diretamente para sua página do Facebook por meio do SinglePlatform.
Você também pode personalizar as guias e seções incluídas para oferecer suporte a informações adicionais exclusivas da sua empresa, como adicionar vídeos ao vivo, serviços ou um aplicativo personalizado.
No geral, o Facebook percorreu um longo caminho desde o modelo único de alguns anos atrás.
Hoje, ele oferece às empresas muito mais opções para personalizar sua página para atender às suas necessidades e obter o que elas precisam. Aproveite isso!
2. Selecione o botão de call to action (CTA) correto
As páginas comerciais do Facebook incluem um CTA proeminente diretamente abaixo da imagem da capa, que você pode (e deve) atualizar com base nas campanhas e ofertas atuais que suportam seus objetivos de negócios.
Isso não é como o HubSpot. Você não pode fazê-los dizer o que quiser.
Os administradores ou gerentes da página devem revisar a lista de botões padrão da CTA disponíveis para as páginas da empresa e selecionar a melhor correspondência.
Por exemplo, se sua empresa lançou recentemente uma loja on-line, atualize seu CTA de “Entre em contato” ou “Saiba mais” para “Compre agora”, direcionando as pessoas diretamente para seu site de comércio eletrônico ou loja do Facebook e oferecendo uma solução mais rápida caminho de conversão.
Como parte desse processo, você pode inserir um URL de site (de preferência um URL de rastreamento) para rastrear melhor o tráfego desse botão para seu site, loja ou aplicativo.
Felizmente, você não está limitado lá! Dependendo do botão selecionado, você também pode iniciar um vídeo do Facebook, agendador de compromissos ou Messenger, direcionar os usuários para uma seção da sua página, preencher automaticamente seu endereço de email ou número de telefone e muito mais.
Você também pode usar este CTA para direcionar pessoas para um grupo fechado do Facebook.
Os Grupos do Facebook são uma mercadoria quente no momento, pois os membros dos grupos recebem notificações instantâneas para qualquer atividade que ocorra neles.
Quanto mais pessoas você ingressar no seu grupo, mais informado sobre o seu conteúdo!
Como prática recomendada, atualize seu CTA quantas vezes for necessário para alinhar-se com seus objetivos de publicidade e marketing no Facebook – conhecimento, consideração ou conversão – e o conteúdo e os anúncios publicados em sua página.
Para criar coesão, verifique se a imagem ou o vídeo da capa também está alinhado com o botão atual da CTA.
Algumas marcas até projetam sua foto de capa para chamar a atenção para o botão.
Em uma nota relacionada …
3. Crie uma imagem ou vídeo de capa atraente
A Imagem da capa da página de negócios é uma imobiliária de primeira linha, com imagens e conteúdo que chamam a atenção da sua empresa.
Se você não estiver aproveitando esse aspecto da sua página de maneira eficaz, considere uma atualização para ajudar a promover os aspectos mais importantes da sua organização (produtos, serviços, ofertas, oportunidades de carreira etc.) e alinhar com o botão CTA em destaque.
Confira este artigo para obter orientação sobre modelos de design de imagem de capa do Facebook, dimensões e práticas recomendadas.
Lembre-se de que você não precisa ser um especialista em design para criar uma imagem de capa que atraia e envolva seu público no Facebook.
Considere experimentar uma ferramenta fácil de usar como o Adobe Spark.
E por que ser estático?
Siga o exemplo de marcas fortes como a HubSpot testando o vídeo no bloco de imagens da capa.
O Facebook agora suporta vídeos de 20 a 90 segundos na imagem da capa, o que pode aumentar o envolvimento com um público cada vez mais inclinado a vídeos.
4. Recomendações de alavancagem
Uma das melhores maneiras de aumentar o reconhecimento da sua marca e conquistar novos clientes é alavancar a base de clientes ou fãs existente.
Ajude mais pessoas a encontrar sua empresa e começar a criar provas sociais adicionando Recomendações do Facebook (revisões anteriores) à sua Página de negócios.
Além da classificação original de cinco estrelas, esta ferramenta atualizada permite que fãs e seguidores publiquem texto, fotos e tags diretamente em sua página para que outros possam ver, fornecendo feedback e oferecendo detalhes sobre a experiência deles com sua organização.
Além disso, as Recomendações aparecem no Facebook quando as pessoas pesquisam ou falam sobre sua empresa, estendendo seu alcance a novos clientes em potencial.
5. Capitalize no Messenger
O Facebook Messenger é uma ótima maneira de criar relacionamentos significativos com seus clientes , permitindo que os usuários entrem em contato ou envie uma mensagem diretamente através da sua página.
E se você estiver preocupado com alguém entrando em contato enquanto estiver offline ou indisponível para responder, não se preocupe!
O Facebook expandiu o Business Page Messenger para agora oferecer suporte ao atendimento ao cliente 24/7 e capacidade de resposta.
Depois que as mensagens são ativadas em sua página, as marcas podem criar saudações predefinidas e respostas automatizadas para ajudá-lo fora do horário comercial e ainda assim se sentirem acessíveis aos usuários com comentários ou perguntas importantes.
Isso ajuda os profissionais de marketing a se conectarem com os usuários, mesmo quando você está offline ou indisponível para resposta imediata.
- Criar uma saudação personalizada do Messenger
- Ativar respostas instantâneas e mensagens ausentes
- Salvar respostas comuns
- Analisar as informações da conversa
6. Use anúncios pagos
Como mencionamos anteriormente, as marcas continuam vendo alcance e resultados diminuídos com a publicação de conteúdo orgânico sob o novo algoritmo do Facebook.
Portanto, a menos que você encontre ouro com um conteúdo viral publicado em sua linha do tempo, é provável que seus esforços não atinjam todo o seu potencial – mesmo para fãs e seguidores que desejam ou se beneficiariam das informações que estão compartilhando.
Então, como as marcas resolvem esse dilema em 2020? Você deve utilizar a robusta plataforma de publicidade do Facebook.
Seja uma campanha publicitária completa que estimule os usuários através do funil ou teste uma publicação orgânica otimizada, os Anúncios do Facebook são uma maneira cada vez mais eficaz de impulsionar sua página, ampliar o alcance do seu conteúdo e envolver seu público-alvo.
Funil de anúncios do Facebook e jornada de compradores. Depois de entender o básico, as possibilidades são infinitas – desde a criação de públicos-alvo personalizados, filtros demográficos e geográficos até a especificação de canais de anúncios, frequência de entrega e limites de gastos por resultado.
Os anúncios permitem que anunciantes e profissionais de marketing do Facebook se tornem tão complexos ou simplistas quanto ousam, e rapidamente colhem ideias do público e ROI comprovado do Facebook.
Por fim, os anúncios do Facebook permitirão que sua organização tire o máximo proveito da sua página, além de desenvolver e nutrir sua comunidade no novo ano.
Esteja pronto em 2020!
O Facebook é notícia todos os dias e as táticas de marketing de 2010 ou até 2019 não são mais relevantes.
Como profissional de marketing, é importante que você mantenha-se atualizado com sua evolução, se quiser aproveitá-la com sucesso como plataforma de marketing.
Uma maneira de fazer isso é assinando a atualização semanal do parceiro de marketing do Facebook, que fornece atualizações, notícias e tendências de produtos.
Não importa como você opte por permanecer no circuito, assuma um novo compromisso com a sua página de negócios do Facebook em 2020 e dê uma olhada mais profunda nas ferramentas e configurações disponíveis para sua marca.Você ficaria surpreso com o que algumas atualizações rápidas podem fazer para elevar você a seus fãs, seguidores e futuros clientes.