Não é novidade para ninguém que os brasileiros estão cada dia mais conectados e ativos em redes sociais. Um relatório produzido pelas empresas We Are Social e Hootsuite, com dados de janeiro de 2019, mostra que 140 milhões de brasileiros são usuários das redes sociais, número que representa 66% da população!
Esse acesso é facilitado pela proliferação dos smartphones e a ampliação da oferta de planos de celular com navegação ilimitada em aplicativos como Instagram, Facebook, Whatsapp, Twitter, entre outros.
Por isso, as redes sociais podem ser grandes aliadas na sua estratégia de marketing digital. Mas se você ainda tem dúvidas, confira no post de hoje cinco motivos para promover sua empresa nas redes sociais.
1. Aumentar a visibilidade e reputação da sua marca
Seu negócio precisa estar onde os clientes estão! E hoje, muita gente usa as redes sociais para obter informações sobre produtos, serviços e também sobre as marcas por trás deles.
Portanto, com uma boa estratégia de marketing, sua empresa poderá se comunicar bem com os seguidores, aumentando assim o alcance nas redes sociais e, consequentemente, a confiança dos usuários.
2. Conhecer melhor seu público
As redes sociais também são uma valiosa fonte de informação sobre as características e comportamentos padrões dos usuários que acessam e interagem com seus perfis empresariais.
Veja algumas das informações que você pode obter nesses canais:
- Dúvidas comuns dos usuários;
- Tipos de conteúdos mais consumidos;
- Formas de relacionamento das pessoas com as marcas.
Esses dados são fundamentais para desenvolver ações de marketing digital mais assertivas para construir a marca e reputação da sua empresa, além, é claro, de atrair potenciais clientes.
3. Facilitar a comunicação com os clientes
As redes sociais também facilitam o contato com os usuários, ao estabelecer com eles um canal de comunicação de mão dupla. Ou seja, as empresas podem falar diretamente com os clientes e vice-versa.
Portanto, é muito importante ouvir e sempre responder com rapidez a qualquer dúvida dos consumidores. Outra vantagem é que é possível deixar esses diálogos visíveis para todos os seguidores do seu perfil.
Por meio das redes sociais, sua empresa pode ainda oferecer aos usuários conteúdos interessantes e relevantes, que ajudam a resolver suas principais “dores”.
4. Gerar novas oportunidades de vendas
Hoje em dia, mais de 70% dos brasileiros prefere comprar pela internet. Por isso, as redes sociais também podem se tornar importantes canais de venda para o seu negócio, especialmente à medida que sua marca vai se consolidando entre os usuários.
Antes de adquirir um produto ou serviço, parte dos usuários pesquisa, compara e busca informações sobre a empresa. Nesse cenário, ter um perfil completo, atualizado e interessante aumenta a possibilidade de converter leads em clientes.
Outro recurso das redes sociais que pode ser bem eficiente são os anúncios pagos. É possível, por exemplo, fazer campanhas bem segmentadas que vão aproximar a empresa de consumidores que terão mais chance de efetuar uma compra.
5. Reduzir gastos com mídias tradicionais
Divulgar seus serviços e produtos em jornais, revistas, rádios e canais de televisão custa muito mais caro e provavelmente você nem terá o mesmo alcance da internet.
O uso das redes sociais, por outro lado, é gratuito. Elas não cobram pela criação de perfis corporativos e é possível fazer anúncios com orçamento limitado.
O ideal para as empresas é ter, pelo menos, um profissional de comunicação e/ou marketing digital para fazer o gerenciamento desses canais. De qualquer forma, os investimentos serão muito menores do que nas mídias tradicionais.
Gostou de conhecer nossos cinco motivos para promover sua empresa nas redes sociais? Você concorda com a importância deles para o seu negócio? Deixe sua opinião nos comentários!